SSP: Simulador de ocorrências já atua na folia

Foto de null

Polícia

23 de fevereiro de 2017 às 15h49

 | 

Foto: 

Imagem de SSP: Simulador de ocorrências já atua na folia

Para antever as ações e melhorar os protocolos de atendimento em casos de desastres em grandes eventos, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, participou na manhã desta quinta-feira (23), do primeiro exercício do Simulador de Ocorrências, equipamento que já faz parte do Sistema de Gestão de Informação e Inteligência.

Na ocorrência fictícia, que acontece no circuito Dodô (Barra/Ondina), uma vítima de traumatismo craniano está desacordada entre o Farol e o Barra Center e deve ser removida para atendimento com urgência. O teste promoveu a interação de representantes de diferentes forças municipais e estaduais (Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Transalvador, Guarda Municipal, Polícia Militar e outros) que fizeram alterações para aprimorando os protocolos. 

“Com essa ferramenta vamos identificando as falhas e modificando a forma de ação. A cada nova simulação, aperfeiçoarmos mais o atendimento dos envolvidos”, explicou Maurício Barbosa para representantes do Exército e Marinha que visitavam o Centro de Operações e Inteligência a fim de conhecer o equipamento. O secretário também colocou o aparato à disposição das forças armadas. 

Barbosa salientou que esta tecnologia já é utilizada em países que enfrentam situações de crise. 

Na Bahia, além de atender a grandes eventos como Carnaval, o mecanismo pode ser usado para prever a evacuação de ambientes com grande risco de acidentes.

Desde o ano anterior, o simulador passou por alterações para se adequar ao dia a dia dos profissionais da Segurança Pública. Durante o ensaio, o monitor mostrou o mapa do local do incidente e ícones que representam viaturas, homens e elementos que são usados pelos profissionais ou até componentes externos que podem interferir no atendimento.

Fonte: SSP

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM