SSP divulga lista de objetos proibidos nos circuitos do Carnaval

Foto de null

Carnaval 2018

23 de fevereiro de 2017 às 16h01

 | 

Foto: 

Imagem de SSP divulga lista de objetos proibidos nos circuitos do Carnaval

 Foto: Amanda Oliveira/GOVBA Ao reunir um grupo de amigos, as fotografias tornam-se essenciais para recordação, mas nem sempre é possível fazê-las sem cortar alguém da imagem. Para solucionar o problema, muitos recorrem ao famoso 'pau de selfie'. No entanto, o uso do bastão está proibido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nos circuitos do Carnaval 2017. O acessório fotográfico está numa lista de objetos proibidos de circular nos circuitos da folia e nos carnavais de bairros.
Isso porque, de acordo com o coordenador de Planejamento para Grandes Eventos da Polícia Militar, major PM Marcelo Souto, o 'pau de selfie' tem potencial ofensivo. “Existem objetos que podem provocar algum tipo de dano físico no próprio folião ou em outras pessoas, mesmo que não sejam necessariamente levados aos circuitos para prática delituosa”, lembra.
Garrafas e recipientes de vidro em geral também podem ser transformados em armas perigosas e estão proibidos. Também não poderão ter acesso à área da festa objetos com potencial perfurocortante, a exemplo de facas, tesouras, lâminas de barbear, espadas e canivetes. 
O uso de armas de fogo é limitado às forças de segurança. Peças que compõem uma arma ou a ela se assemelham, como réplicas, simulacros, armas de brinquedo, de emissão de luz ou centelha, pneumáticas e pistolas de ar, e qualquer tipo de munição ou pólvora também estão vetadas.

Para acessar os locais da festa, os foliões devem passar por um dos 46 portais de abordagem, onde são realizadas buscas manuais e com detectores de metais, a fim de impedir a entrada de qualquer instrumento que ponha em risco a segurança e tranquilidade dos foliões. 
Outra novidade da Segurança Pública para este Carnaval são as câmeras instaladas nestes portais, que permitem o envio de imagens em tempo real pelo Centro Operações e Inteligência. “Novas estratégias foram criadas para garantir que o folião brinque em paz”, afirma o major Marcelo Souto, ao observar que mochilas e sacolas devem ser evitadas levar para a festa. “Quem está com mochila atrai a atenção de criminosos”. 
Confira abaixo a lista completa de itens banidos da folia:
- Fogos de artifício ou pirotécnicos
- Armas de fogo ou semelhantes (incluindo armas de brinquedo ou simulacros)
- Munição ou pólvora
- Drogas ilícitas (maconha, crack, cocaína e outras)
- Produtos químicos e venenos
- Brocas, serras, arpões, flechas, machados, facas de cozinha, chaves de fenda, agulhas, martelos, alicates ou qualquer outro objeto perfurocortante.
- Remos, tacos, bastões e equipamentos similares (incluindo o pau de selfie)
- Objetos de vidros (garrafas, taças e demais)  

Fonte: Ascom/SSP/ [Foto: Amanda Oliveira/GOVBA]
(Foto: Amanda Oliveira/GOVBA)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM