Lula desiste de depoimento de Renan Calheiros em processo da Lava Jato

Foto de null

Brasil

15 de março de 2017 às 17h58

 | 

Foto: 

Imagem de Lula desiste de depoimento de Renan Calheiros em processo da Lava Jato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado Renan Calheiros conversam após café da manhã na residência de Renan em Brasília (Foto: Evaristo Sa/AFP)Lula desiste de depoimento de Renan Calheiros em processo da Lava Jato
Senador seria ouvido como testemunha de defesa na quarta-feira (15).
Oitiva estava ligada à ação penal sobre triplex no Guarujá (SP). Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiram nesta terça-feira (14) do depoimento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em um dos processos relacionado à Operação Lava Jato. Renan havia sido arrolado como testemunha de defesa do ex-presidente na ação que apura supostas irregularidades na compra de um tríplex no Guaruja, litoral de São Paulo.

O ex-presidente responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O processo tramita na Justiça Federal no Paraná, e o parlamentar seria ouvido na quarta-feira (15) por videoconferrência com Brasília.

O depoimento das outras testemunhas deve ocorrer normalmente.

A acusação
De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente Lula recebeu R$ 3,7 milhões em propina da OAS a partir de três contratos da empresa com a Petrobras.

O pagamento, ainda conforme a força-tarefa da Lava Jato, se deu por meio da reserva e reforma do triplex, além do custeio do armazenamento de bens do ex-presidente. Lula nega as acusações.

Assim como o ex-presidente, outras seis pessoas são rés no processo. A esposa de Lula, Marisa Letícia, que morreu em 3 de fevereiro, também respondia à esta ação penal.

Entretanto, o juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato na primeira instância, reconheceu a extinção da punibilidade em relação à ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Lula será o último réu a ser ouvido por Moro. O interrogatório está marcado para 3 de maio, às 14h. 

Outra ação penal
O ex-presidente da República é réu em outro processo relacionado à Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, que envolve a compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo.

Reprodução: G1 - PR

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM