Mubarak, ex-presidente do Egito, é libertado, diz advogado

Foto de null

Mundo

24 de março de 2017 às 09h34

 | 

Foto: 

Imagem de Mubarak, ex-presidente do Egito, é libertado, diz advogado

O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi libertado nesta sexta-feira (24), afirmou o seu advogado. A justiça tinha autorizado, em 13 março, que ele fosse colocado em liberdade. Ele deixou o Hospital Militar de Maadi, onde estava detido, e seguiu para sua casa, de acordo com a agência Reuters.

A principal corte de apelações do país considerou o ditador, de 88 anos, inocente no caso do assassinato de 239 manifestantes durante a revolta em 2011, que fez parte da Primavera Árabe. As vítimas morreram em um confronto das forças de segurança semanas antes de Mubarak ser forçado a deixar o poder.

Mubarak foi preso inicialmente em abril de 2011, dois meses após deixar o governo, e desde então esteve em prisões ou em hospitais militares sob forte vigilância.

Ele havia sido condenado à prisão perpétua em 2012 por conspirar para assassinar os manifestantes, semeando o caos e criando um vácuo de segurança durante uma revolta de 18 dias iniciada em janeiro de 2011, que culminou com sua deposição.

Um tribunal de apelação ordenou a organização de um novo julgamento, mas a procuradoria apelou da decisão e ordenou mais uma revisão na maior corte de apelação do país.

No julgamento do início de março, Mubarak e seu ministro do Interior foram acusados de providenciar veículos e armas usados para atacar os ativistas e de não adotar ações para evitar mortes. Sentado em uma cadeira de rodas dentro da jaula dos réus, e sem seus óculos escuros característicos, ele respondeu: "Isso não aconteceu".

O tribunal também rejeitou as demandas dos advogados das vítimas para reabrir ações civis, não deixando nenhuma opção para apelação ou novo julgamento.

Muitos egípcios que viveram durante o governo Mubarak o veem como um período de autocracia e capitalismo de compadrio, de acordo com a Reuters.

Sua queda propiciou a primeira eleição livre do Egito, mas o presidente islâmico Mohamed Mursi foi deposto depois de um ano pelo então comandante do Exército, Abdel Fattah al-Sisi, que posteriormente venceu uma eleição presidencial em 2014.

Ex-presidente Hosni Mubarak é transportado por equipe médica e de segurança do hospital, onde está internado, para a Academia de Polícia do Cairo, no Cairo, no Egito, nesta quinta-feira (2) (Foto: Amr Nabil/ AP)

Primavera Árabe

Em janeiro de 2011, eclodiu na Tunísia uma série de protestos contra o regime autoritário do presidente Zine El Abidine Ben Ali. A deposição de Ben Ali, depois de 23 anos no poder, abre caminho para uma série de revoltas, que ficaram conhecidas como Primavera Árabe, em outros países como Egito, Líbia e Síria.

Pode-se dizer que a luta pela democracia e os direitos humanos da região foi duramente reprimida e não se desenvolveu.

No Egito, os protestos culminaram na queda do regime de Hosni Mubarak. Na Líbia, Muammar al-Gaddafi, que estava há 40 anos no poder, também caiu após um levante em Benghazi, com a intervenção da Otan, segundo a France Presse.

Na Síria, o presidente Bashar al-Assad reprimiu duramente os protestos anti-governamentais, gerando uma revolta que se transformaria em uma guerra civil que já dura seis anos e deixou um saldo de cerca de 400 mil mortos, 4,9 milhões de refugiados, mais de 6,3 milhões de deslocados internos.

Este conflito interno, aproveitado pelos extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) para se infiltrarem na Síria, ilustra com crueldade as desilusões da Primavera Árabe.

Reprodução/G1

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM