Presidente da Assembleia poderá apresentar proposições

Foto de null

Bahia

05 de abril de 2017 às 17h47

 | 

Foto: 

Imagem de Presidente da Assembleia poderá apresentar proposições

A partir de agora, quem estiver ocupando a Presidência da Assembleia Legislativa também poderá apresentar projetos de lei, indicações, moções e outras proposições de caráter legislativo. O Regimento Interno da Casa, fruto ainda do bipartidarismo, se apresentava ainda restritivo em relação aos ordenamentos de outras casas legislativas brasileiras e até de decisões do Supremo Tribunal Federal. Em seguimento à sessão deliberativa de ontem, a Assembleia aprovou projeto de resolução oriundo da Mesa Diretora alterando o artigo 122 do Regimento Interno, abrindo essa possibilidade para seus dirigentes. A proposição foi relatada em plenário pelo petista Zé Raimundo e contou com o apoio unânime dos parlamentares, retirando um obstáculo que impedia os presidentes do exercício pleno de seus mandatos. O presidente Angelo Coronel vibrou com esse “avanço”, pois considerava incompreensível o obstáculo agora removido pelo plenário.

ARQUIVAMENTO — A matéria também dispõe sobre o arquivamento de projetos de lei não votados na legislatura. O desarquivamento agora só poderá ser feito pelos autores dos projetos, caso reeleitos, sendo vedada a recuperação desse material pelos colegas e caso o tema sensibilize a algum parlamentar ele poderá elaborar outro projeto no mesmo sentido. Para ele, o Legislativo ganhará mais dinamismo e celeridade, removendo-se inúmeros projetos nas comissões que não tinham parecer favorável ou desfavorável para entrar na pauta do dia e ser votado. O relator, deputado Zé Raimundo, historiador por formação, entende que as matérias que não lograrem apreciação a cada legislatura deixarão de superlotar a pauta das comissões, facilitando a apreciação de outras iniciativas, restando sempre a possibilidade de reapresentação de novos projetos de lei (ou assemelhados) pelos integrantes da nova legislatura.

Até então, todas as matérias eram arquivadas ao final das legislaturas e podiam ser desarquivadas por algum deputado, iniciando a tramitação do zero no início de cada legislatura, o que resulta num número sempre elevado de projetos em tramitação – embora seus autores estejam fora do parlamento. Estima-se em 400 o número de matérias nessa condição. Esta decisão vem em linha com o objetivo do presidente Angelo Coronel de elaborar uma tabela de temporalidade para os documentos sob guarda do Legislativo, inclusive os projetos de lei. Isto o levou a criar uma comissão de funcionários para definir regras (com apoio da Procuradoria Jurídica, pois a guarda de cada documento tem um prazo específico) e eliminar milhares de papéis – processos, guias de recolhimento de impostos, contribuições previdenciárias, pagamentos, contratos, entre outros – que abarrotam os arquivos do Legislativo. Todos os documentos são microfilmados e ficam sob guarda da Empresa Gráfica da Bahia, mas há a necessidade de manutenção física de alguns por prazos variáveis – daí a construção de uma tabela de temporalidade para regular o descarte daqueles já inúteis.

Fonte: Alba

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM