Rui inspeciona obras de esgotamento e ampliação de reservatórios em Lauro de Freitas

Foto de null

Bahia

12 de abril de 2017 às 13h21

 | 

Foto: 

Imagem de Rui inspeciona obras de esgotamento e ampliação de reservatórios em Lauro de Freitas

Exibindo 1492002499IMG_Mateus Pereira GOVBA.jpg
O abastecimento de água no município de Lauro de Freitas (RMS) e na localidade de Fazenda Cassange, em Salvador, está sendo reforçado com investimentos de R$ 71,4 milhões, na ampliação do Reservatório R23, da Embasa, localizado próximo à Central de Abastecimento da Bahia (Ceasa), na BA-526. As obras, que já estão com 77% da execução concluídas, foram visitadas pelo governador Rui Costa e pelo secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, na manhã desta quarta-feira (12). Rui também fez um sobrevoo de inspeção às obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Lauro de Freitas e Interceptor Paralela/Salvador.

De acordo com o governador, as obras de abastecimento garantem mais saúde para as pessoas e também um melhor tratamento do meio ambiente. "Com essas ações, vamos melhorar a qualidade de vida da população da região metropolitana e da capital. Hoje sobrevoei a área das intervenções, que devem ficar prontas em dezembro. Neste momento, gostaria de pedir aos moradores de Salvador e região que façam o máximo possível do uso racional da água. Infelizmente, os nossos reservatórios não estão com o nível esperado. A chuva que caiu há poucos dias não foi suficiente. Por isso, todos nós devemos ser conscientes e reduzir o consumo de água”, alertou. 

Abastecimento

A intervenção vai aumentar a capacidade de atendimento, compatibilizando-a com as demandas de máxima horária atual e de fim de plano (2030). O Parque de Reservação do R23B (Ceasa) terá dois reservatórios apoiados com capacidade de 8.700 metros cúbicos, cada, e mais um reservatório elevado, com capacidade de 500 metros cúbicos. O Parque de Reservação do R23A (Caji), que já está em funcionamento, também está sendo ampliado, com a implantação de mais um reservatório apoiado, com capacidade de 8.700 metros cúbicos. 

A área a ser atendida compreende a localidade de Fazenda Cassange, em Salvador, e, em Lauro de Freitas, os bairros de Jardim Aeroporto, Caji, Itinga, Jardim Castelão, Jardim Caixa D’Água, Jardim dos Pássaros, Jardim das Margaridas, Quingoma, Araqui, Buraquinho, Ipitanga, Jockey Clube, Loteamento Miragem, Pitangueiras, Portão, Vila Praiana, Vilas do Atlântico, Jardim Aeroporto, Areia Branca, Capelão, CIA Mar e Jambeiro.

Esgotamento

Atualmente, apenas 9% de Lauro de Freitas dispõem de esgotamento sanitário. Com as obras, a expectativa é ampliar o índice de cobertura para 95%, resolvendo um grande passivo ambiental e sanitário representado pelos efluentes que são lançados em rios como o Joanes e o Rio Sapato. O município é quase inteiramente atendido por fossas e sumidouros. Além dos bairros Itinga e Centro, o sistema irá beneficiar os moradores de localidades como Ipitanga, Flamengo (parte), Areia, Vilas do Atlântico, Portão e Buraquinho.
Segundo o secretário Cássio Peixoto, “as obras estão andando com velocidade, visando o bem-estar de toda a população. Esse tipo de intervenção compreende ainda pavimentação, por causa das passagens subterrâneas. Tudo está sendo feito de forma prioritária na região”.
O valor do investimento é de R$ 195 milhões, beneficiando meio milhão de baianos até o final de 2030. A previsão de conclusão das obras é no segundo semestre de 2017. Atualmente, o município de Lauro de Freitas dispõe de sistema público de coleta, transporte, tratamento e disposição de esgoto apenas em uma pequena parcela da sua extensão territorial, que conta com sistemas centralizados/simplificados de tratamento do esgoto (DAFA’s, Lagoas de Estabilização e outros).
 

Fonte: Secom

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM