Estudantes do Centro Juvenil de Salvador criam instrumentos musicais e fantasias à base de papelão

Foto de null

Salvador

17 de abril de 2017 às 13h15

 | 

Foto: 

Imagem de Estudantes do Centro Juvenil de Salvador criam instrumentos musicais e fantasias à base de papelão

Exibindo Oficina Papeis Interativos - CJCC Salvador - Foto - Emerson Santos (15).JPGMateriais reutilizáveis como papelão, madeiras, garrafas plásticas e cordas, estão se transformando em instrumentos musicais, fantasias e diferentes obras de arte, pelas mãos dos estudantes da rede estadual que cursam as oficinas “Papéis interativos” e “Bandodipapel”, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, unidade da rede estadual localizada no Colégio Central, centro da cidade. O Centro Juvenil oferece cursos e oficinas no turno oposto aos quais os estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional estão matriculados, ampliando o acesso da juventude baiana às temáticas culturais e científicas contemporâneas. Na oficina “Papéis interativos”, os estudantes matriculados produzem diferentes peças, como fantasias, tendo como matéria-prima principal o papelão. Já na oficina “Bandodipapel” são confeccionados instrumentos musicais percussivos, como marcações, tímpanos, atabaques, timbales, repiques, pandeiros e moringas. Neste processo, os estudantes aprendem a criar e a tocar cada instrumento. As atividades destas oficinas acontecem nas terças e quintas-feiras, no período da tarde.

O resultado do trabalho são esculturas, objetos e instrumentos produzidos coletivamente com base no olhar e na percepção que os jovens têm pelas artes em geral. A técnica empregada é o papelamento, nas quais são utilizados materiais recicláveis e de baixo custo. As estruturas das peças são montadas com madeiras, plásticos, tecidos, papelão e cola. Para o acabamento e a estética, são usados diferentes tipos de papéis e tintas. Além disso, com o aproveitamento de garrafas de plástico e radiografias usadas, também são criadas as membranas para os instrumentos, que são necessárias para a produção dos sons a partir dos batuques das mãos. O estudante Abraão Santos, 17, que cursa o 2° ano, no Colégio Estadual da Bahia - Central, acabou de criar uma armadura de samurai para ser utilizada ao praticar o Kenjutsu, que é uma arte marcial japonesa com o uso de espadas. “Desenho desde os quatro anos de idade e fiquei impressionado com o resultado obtido porque usei apenas papelão e cordas”, afirma o estudante, vestido com sua armadura.  Anatália Evangelista do Patrocínio, 19, do 1° ano, também do Colégio Central, está desenvolvendo uma fantasia de um Elfo, que são criaturas místicas da mitologia nórdica. “Estas oficinas funcionam como uma terapia porque desenvolvemos a nossa criatividade para criar o que desejamos, usando papel com base, e isso é muito divertido”, revela.

De acordo com o professor, artista plástico e arte-educador Ives Quaglia, responsável por ministrar as oficinas, durante as atividades interdisciplinares, os estudantes interagem com diferentes linguagens, associando conhecimentos de Artes, Música, História, Matemática e outros. “Estas oficinas agregam uma série de valores que vão desde a questão cultural, por se trabalhar com instrumentos com um viés histórico de identidade e pertencimento à cultura afro-brasileira, além da sustentabilidade, através da reutilização de materiais”, destaca o educador.

Fonte: ASCOM - Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM