Transposição em Pedra do Cavalo ocorre para prevenir racionamento, diz Embasa

Foto de null

Salvador

19 de abril de 2017 às 19h44

 | 

Foto: 

Imagem de Transposição em Pedra do Cavalo ocorre para prevenir racionamento, diz Embasa

Sistema vai transpor as águas de Pedra do Cavalo, no Recôncavo da Bahia, para a barragem Joanes II, em Camaçari (Foto: Reprodução/ TV Bahia)Os reservatórios que abastecem Salvador apresentam nível crítico e como tentativa de prevenir o racionamento, nesta quarta-feira (19) está sendo implantado um sistema que transpõe as águas de Pedra do Cavalo, no Recôncavo Baiano, para a barragem de Joanes II, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Por conta da implantação do sistema, o abastecimento de água está suspenso nesta quarta-feira em mais de 200 localidades. O objetivo, segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), é aumentar o período de operação da barragem Joanes II, que junto com as barragens Joanes I (Lauro de Freitas) e a Santa Helena (Dias D'Ávila), abastece aproximadamente 40% de Salvador e maior parte da região metropolitana. Pedra do Cavalo também é responsável por mais da metade da água que abastece a capital baiana e região metropolitana. Apesar da transposição, a situação crítica em que se encontra o manancial não será solucionada definitivamente. Caso a situação não melhore, Salvador poderá ter racionamento e essa será a primeira vez em 45 anos que a capital baiana vai restringir o fornecimento de água.

Conforme a Embasa, a intervenção desta quarta-feira é realizada a partir da adutora de água bruta que liga Pedra do Cavalo à Estação de Tratamento de Água (ETA) Principal, em Candeias, também na região metropolitana. A Embasa explica que a transposição, também chamada de reversão, é a retirada de água de um manancial para outro como forma de equilibrar o sistema. Conforme a empresa, não é um ato inédito, mas a empresa não detalhou quando foi a última vez que isso ocorreu em Pedra do Cavalo. A medida operacional é usada em diversos sistemas de abastecimento, com o objetivo de que haja integração entre as barragens e maior disponibilidade de água armazenada em cada local. De acordo com a empresa, para transferir água de Pedra do Cavalo à barragem de Joanes II, a Embasa vai reativar uma tubulação, que já estava implantada, na adutora de água bruta, que leva água de Pedra do Cavalo à ETA. A quantidade de água a ser direcionada para Joanes II por meio dessa tubulação dependerá das condições e necessidades do sistema.

Além do serviço de transposição, a Embasa também está fazendo a perfuração progressiva de 14 poços em uma área próxima à ETA, no município de Candeias, com custo estimado em R$ 70 milhões, que devem propocionar o aumento de mil litros por segundo no volume de água disponível para o sistema. A Embasa informou ainda que são executadas outras intervenções no sistema de abastecimento da capital, como o remanejamento de uma adutora na Avenida Bonocô e outras ações de manutenção preventiva em diversos pontos do sistema.

Reprodução: G1 - Bahia

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM