Mais de 147 mil eleitores precisam regularizar título na Bahia; prazo vai até 2 de maio

Foto de null

Bahia

26 de abril de 2017 às 09h05

 | 

Foto: 

Imagem de Mais de 147 mil eleitores precisam regularizar título na Bahia; prazo vai até 2 de maio

Eleitores com três ausências nas últimas eleiçõres têm até 2 de maio para regularizar situação (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)

O eleitor com três ausências nas últimas eleições que não fez justificativa tem até o dia 2 de maio para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral ou pode ter o título cancelado. Na Bahia, 147.499 eleitores estão com títulos irregulares por contabilizar três ausências nas últimas eleições. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). 

Em Salvador, esse número é de 31.263. Já em todo o país, são mais de um milhão de eleitores (1.897.640).

Conforme o TRE-BA, o prazo determinado só vale para quem contabiliza três ausências nas últimas eleições. Se o eleitor deixar de comparecer a dois turnos de uma mesma eleição, por exemplo, ele soma duas ausências. Isso porque a legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título.

A medida também só vale para quem não justificou a ausência ou não pagou as multas correspondentes. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017. Ficam excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto.

Assim, os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

O que levar

Para fazer a regularização, o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

Pesquisa

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral por meio do site Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Onde regularizar a situação

A Central de Atendimento ao Público (CAP) e os cartórios eleitorais da capital, localizados no edifício-sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) atendem de segunda à sexta-eira, das das 8 às 18h, por ordem de chegada ou por agendamento.

Nos locais, os eleitores podem agendar para emissão do título de eleitor pela primeira vez, transferência, segunda via, regularização/atualização dos dados cadastrais e recadastramento biométrico.

O atendimento nos postos do TRE-BA nos SACs de Salvador é feito apenas por agendamento, no site do SAC. Já na Casa de Justiça e Cidadania (CJC), localizada no Shop. Baixa dos Sapateiros, é realizado mediante distribuição de senha, em número limitado.

Biometria

Eleitores com inscrição eleitoral em Salvador e em mais 51 cidades baianas devem comparecer aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral na Bahia e realizar o recadastramento biométrico obrigatório. O chamado começou no dia 1º de fevereiro. O prazo vai até 31 de janeiro de 2018. Confira aqui a lista de cidades do interior.

Gradativamente, segundo o TRE-BA, todos os 10.590.827 milhões de eleitores da Bahia deverão ser biometrizados. Na capital baiana, são 1.956.112 eleitores aptos. Em toda a Bahia, o recadastramento biométrico já foi concluído em apenas 42 das 417 cidades do estado.

O processo do cadastro biométrico no estado começou no ano de 2009 pelo município de Pojuca. Na eleição de 2010, os eleitores da cidade já votaram adotando o reconhecimento das digitais.

De acordo com o TRE-BA, o procedimento tem por objetivo oferecer mais segurança ao processo eleitoral e, além disso, compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros.

O recadastramento biométrico deve ser realizado em cartório eleitoral ou posto da Justiça Eleitoral. Veja aqui os horários e locais de atendimento da Justiça Eleitoral na Bahia.

Em Salvador, o procedimento pode ser realizado na Central de Atendimento ao Público (CAP), na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O serviço também pode ser agendado previamente no site do TRE.

O eleitor também pode se dirigir a um dos postos de atendimento da Justiça Eleitoral nos SAC'S (Barra, Cajazeiras, Comércio e Periperi), onde o serviço deve ser agendado com antecedência pelo site do SAC. Os eleitores de Salvador podem fazer o procedimento ainda na Casa da Justiça e Cidadania, no Shopping Baixa dos Sapateiros.

Reprodução/G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM