Taxa de desemprego na RMS diminui pelo segundo mês seguido

Foto de null

Bahia

26 de abril de 2017 às 18h30

 | 

Foto: 

Imagem de Taxa de desemprego na RMS diminui pelo segundo mês seguido

Resultado de imagem para Taxa de desemprego na RMS diminui pelo segundo mês seguidoA taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador (RMS) diminuiu entre fevereiro e março de 2017, passando de 24,7% para 23,9% da População Economicamente Ativa (PEA). A informação faz parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego, analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), unidade vinculada à Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan). A taxa de desemprego aberto reduziu de 17,3% para 16,5% e a de desemprego oculto passou de 7,4% para 7,5%. O contingente de desempregados foi estimado em 462 mil pessoas, o que representa uma diminuição de 12 mil em relação ao mês anterior. Segundo a SEI, este resultado decorreu do aumento no número de postos de trabalho (25 mil) em intensidade superior à elevação da PEA (13 mil).

A taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – passou de 57,5%, em fevereiro, para 57,8%, em março. No mês de março, o contingente de ocupados foi estimado em 1.471 mil pessoas. De acordo com os setores de atividade econômica analisados, houve aumento do contingente de ocupados nos Serviços (2,7% ou 25 mil) e, em menor intensidade, no Comércio, e reparação de veículos automotores e motocicletas (0,7% ou 2 mil). Houve ainda relativa estabilidade na Construção (-1,0% ou -1 mil) e na Indústria de transformação (-0,9% ou -1 mil).

Segundo a posição na ocupação, o contingente de trabalhadores assalariados elevou-se (1,9% ou 18 mil pessoas), com aumento no setor privado (1,7% ou 14 mil) e no setor público (3,3% ou 4 mil). No setor privado, aumentou o número de postos com carteira de trabalho assinada (0,8% ou 6 mil) e, em maior proporção, o de sem carteira assinada (8,2% ou 8 mil). Cresceu também o número de ocupados em outras posições ocupacionais, que inclui empregadores, trabalhadores familiares e donos de negócio familiar, entre outros (6,8% ou 6 mil), e de trabalhadores autônomos (2,9% ou 8 mil), enquanto diminuiu o contingente de empregados domésticos (-5,7% ou -7 mil). Entre janeiro e fevereiro de 2017, o rendimento médio real cresceu para os ocupados (1,6%) e para os assalariados (1,0%). Os valores monetários passaram a equivaler a R$ 1.407 e R$ 1.470, respectivamente. A massa de rendimentos reais aumentou entre os ocupados (2,1%) e entre os assalariados (1,4%). Em ambos os casos, esse comportamento derivou do acréscimo no rendimento médio real, já que o nível de ocupação ficou em relativa estabilidade. 
Fonte: Ascom/SEI
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM