Protestos contra as reformas do Governo Federal deixam cidades sem ônibus e fecham vias na Bahia

Foto de null

Salvador

28 de abril de 2017 às 07h21

 | 

Foto: 

Imagem de Protestos contra as reformas do Governo Federal deixam cidades sem ônibus e fecham vias na Bahia

A capital baiana amanheceu sem ônibus nesta sexta-feira (28). O ato integra a paralisação geral, que ocorre em outras regiões do Brasil contra as reformas trabalhistas, previdenciárias e de terceirização, propostas pelo Governo Federal.

Na capital baiana, as portas das garagens de todas as empresas que fazem o transporte público estão fechadas. Os funcionários estão mobilizados na porta das empresas.

O metrô de Salvador, entretanto, funciona normalmente nesta sexta-feira. No aeroporto, as companhias aéreas informaram que não nenhum voo está atrasado nesta manhã.

Por conta da falta de ônibus, as pessoas buscam alternativas para chegarem ao trabalho nesta sexta. No bairro da Federação, em frente ao cemitério Campo Santo, a líder de atendimento Elane Souza estava esperando o táxi que a empresa pagou."Estou aqui há 20 minutos e não vi circular ônibus até agora. Eu acho que temos que reivindicar nossos direitos, mas parar tudo eu não concordo. Até porque as empresas não querem saber, e se a gente não trabalhar demite", afirma.

A nutricionista Maria aparecida também contará com o transporte pago pelo hospital que trabalha. "Trabalho em Periperi e o hospital colocou transporte. Estou aguardando a van. Eu sou a favor [da greve], porque com o país nessa situação, a população tem que se mobilizar mesmo", disse.

Já a auxiliar de serviços gerais Nalgimar Barbara Santos, que estava em um ponto na Vasco da Gama, ainda não sabia como ia trabalhar. "Estou esperando que passe uma van aqui para eu poder ir trabalhar", afirma. Na Av. Bonocô, uma das principais vias da cidade, os pontos também estavam menos movimentados do que o normal. A cuidadora de idosos Dinalva Braga estava há cerca de 10 minutos em um ponto sentido Pituba. "Vou trabalhar. Se passar uma van, eu pego. Se não, vou pra casa. Eu sou a favor do protesto, mas é transtorno para a gente"

Protestos em Salvador e RMS

Av. ACM
Por volta das 6h30, manifestantes fecharam o trânsito na Avenida ACM, em frente ao Shopping da Bahia. o tráfego de veículos foi fechado nos dois sentidos. De acordo com informações da Transalvador, o engarrafamento já é grande no local.

Segundo Aurino Pedreira da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participam do protesto as centrais sindicais, CUT, CTB, UGt, Nova Central Sindical, Força Sindical, CSP com lutas, CSB, assim como os movimentos populares Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, e movimentos estudantis. Segundo ele, cerca de 300 pessoas participavam por volta das 6h30.

Por conta do protesto, muitos motoristas saíram pela contramão para escapar do bloqueio. Um engarrafamento se forma no sentido Pituba, por conta dos motoristas que evitam a região.

Estrada do Coco
Um grupo de manifestantes ocupa uma das pistas da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, sentido Salvador, em protesto contra a reforma da previdência na manhã desta sexta-feira (28). Participam do ato diversas centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Sindical e Popular (CSP), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (Asprolf), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

O protesto, que começou por volta das 6h40, não afeta o trânsito, que tem duas faixas livres para a passagem de veículos. O ato é monitorado pela Polícia Militar.

Funcionamento de serviços

Tribunal de Justiça da Bahia
O TJ-BA suspendeu o expediente forense desta sexta-feira, em todo o estado, como medida de segurança, em virtude da greve geral. Ficam mantidos, porém, os serviços essenciais e os plantões. As audiências e a contagem de prazos estão suspensas.

Tribunal Regional do Trabalho da Bahia
O TRT5-BA decidiu suspender o expediente nesta sexta, nas suas unidades judiciárias e administrativas, em todo o estado. A medida leva em consideração a segurança institucional de magistrados, servidores, advogados e cidadãos.

Defensoria Pública do Estado
A Defensoria Pública informa que todas as suas unidades estarão funcionando apenas com os serviços essenciais e atendimentos de urgência nesta sexta.

Sistema Ferry-Boat
A Internacional Travessias Salvador informa que o sistema Ferry-Boat irá funcionar normalmente nesta sexta-feira, com viagens nos horários regulares e saídas extras sempre que a demanda aumentar. A operação planejada para o feriado de 1º de maio terá início nesta sexta-feira e seguirá até terça-feira (2 ).

Interior da Bahia

Feira de Santana
Manifestantes fecharam os dois sentidos da BR-324, em Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador.

Itabuna
No município de Itabuna, no sul do estado, os ônibus não estão funcionando. As rodovias BR-415 e BR-101, sentido Itabuna/Ibicarai e Itabuna/Buerarema, respectivamente, estão fechadas desde às 4h. Além disso, a ponte do bairro Conceição, que dá acesso ao bairro de Fátima e BR-415, sentido Itabuna/Ilhéus, foi fechada.

Reprodução: G1

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM