Comissão Estadual da Verdade tem atividades prorrogadas até dezembro

Foto de null

Bahia

27 de agosto de 2015 às 16h22

 | 

Foto: 

Imagem de Comissão Estadual da Verdade tem atividades prorrogadas até dezembro

Previstas para serem encerradas na segunda-feira (31), as atividades da Comissão Estadual da Verdade (CEV) serão prorrogadas até o dia 31 de dezembro deste ano. Conforme o governo da Bahia, a decisão será publicada na edição do Diário Oficial do Estado da sexta-feira (28), mesmo dia em que será inaugurado o monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos do estado no bairro do Campo da Pólvora, em Salvador.

A CEV foi criada por meio do Decreto 14.227, de 10 de dezembro de 2012. O grupo é responsável por apurar e esclarecer casos de violação dos direitos humanos na Bahia entre os anos de 1964 a 1988, período do regime militar. O interesse é auxiliar a Comissão Nacional da Verdade, além de contribuir com a efetivação do direito à memória e à verdade histórica e com a promoção da reconciliação nacional.

Além da prorrogação das atividades da CEV, a Lei da Anistia também celebra 36 anos na sexta-feira. Em homenagem à data, um monumento de quatro metros de altura será instalado na praça do Campo da Pólvora, às 17h. A inauguração da obra, que foi realizada pelo artista plástico Ray Viana, faz parte da Semana da Anistia. O monumento, financiado pelo Governo do Estado, foi confeccionado em fibra de vidro com inserção de vergalhões e chapas de aço, com pintura automotiva e efeitos de envelhecimento. 

A peça pesa aproximadamente 250 kg e a instalação tem apoio da Prefeitura de Salvador, que garantiu a cessão da área onde a obra será implantada.

Foto: Reprodução / G1 Bahia

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM