Final da Liga dos Campeões consagra laterais brasileiros Daniel Alves e Marcelo

Foto de null

Esporte

11 de maio de 2017 às 13h54

 | 

Foto: 

Imagem de Final da Liga dos Campeões consagra laterais brasileiros Daniel Alves e Marcelo

O baiano Daniel Alves foi um dos destaques da Liga - Foto: Marco Bertorello | AFP

Real Madrid e Juventus decidem no dia 3 de junho, em Cardiff, no País de Gales, o título da Liga dos Campeões da Europa. A final colocará frente a frente dois brasileiros que foram bastante criticados em consequência do fracasso da seleção na Copa do Mundo de 2014. Quase três anos depois, recuperaram-se totalmente. Os laterais Daniel Alves e Marcelo continuam titulares absolutos da equipe brasileira e hoje estão entre os melhores jogadores do mundo.

Marcelo se habilitou para tentar o seu terceiro título europeu nesta quarta-feira, mesmo com a derrota do Real Madrid para o rival Atlético de Madrid por 2 a 1 - o time merengue havia vencido a partida de ida por 3 a 0. Daniel Alves, que buscará a quarta taça, garantiu de maneira mais tranquila a sua passagem para a capital do País de Gales, pois a sua Juventus bateu duas vezes o Monaco, por 2 a 0 e 2 a 1, esta última vitória obtida na última terça.

Nesta quarta-feira, Marcelo teve desempenho discreto no estádio Vicente Calderón. Apareceu mais no segundo tempo, quando o Real Madrid se soltou mais em busca do empate - o Atlético de Madrid abriu 2 a 0 em 15 minutos, com gols de Saúl Ñiguez e Griezmann (pênalti), mas Isco descontou no final da etapa. Mas tem se destacado bastante nos últimos jogos do time madrilenho.

Em um time de estrelas como o Real Madrid, o lateral-esquerdo de 28 anos tem sido considerado um dos mais importantes jogadores na atual temporada, ao lado do português Cristiano Ronaldo. "Ele está entre os três ou quatro melhores do planeta na posição. É um jogador completo e com personalidade positiva", elogiou o técnico francês Zinedine Zidane.

Personalidade é de fato o forte de Marcelo. Nesta quarta-feira, por exemplo, após a classificação à final ter sido garantida, nem sequer considerou o sufoco que o Real Madrid passou na parte inicial do jogo. "Sofremos dois gols no início, mas no fim dominamos. Fomos superiores durante todo o tempo. Sabíamos que seria difícil, mas controlamos o jogo", analisou o lateral-esquerdo, que tem duas Ligas dos Campeões no currículo, nas temporadas 2013/2014 e 2015/2016 - o Real Madrid, que busca o 12.º título europeu, é o atual campeão.

Aos 34 anos, Daniel Alves, que muitos já consideravam em declínio, tem feito desta sua primeira temporada na Juventus uma de suas melhores nos últimos anos. Recuperou a motivação e tem tido participação decisiva para o bom desempenho do time tanto no Campeonato Italiano (está com a mão em mais uma taça) quanto na Liga dos Campeões.

Na última terça-feira, fez um golaço, com um chute de primeira de fora da área, na vitória por 2 a 1 sobre o Monaco. Foi seu terceiro em 11 jogos nesta Liga dos Campeões. O gol e a ótima atuação levaram a imprensa italiana a defini-lo como "mágico". O diário italiano Gazzetta dello Sport escreveu que seus "truques" em campo lembram David Copperfield. E na Espanha, onde muitos catalães ainda não engoliram a sua saída do Barcelona após oito temporadas, o Sport, de Barcelona, sugeriu que Dani Alves seja contemplado com a Bola de Ouro.

O lateral-direito, campeão da Liga dos Campeões três vezes pelo Barcelona (2008/2009, 2010/2011 e 2014/2015), comemora. "Foi especial (o gol) e estou contente por ajudar a equipe a desfrutar deste momento especial que é disputar uma final", disse. "É um momento doce, importante, mas mais doce é conquistar o título".

OUTROS BRASILEIROS - Além de Marcelo e Daniel Alves, os finalistas da Liga dos Campeões têm dois outros laterais brasileiros: Danilo, do Real Madrid, e Alec Sandro, da Juventus. E os espanhóis ainda têm o volante Casemiro.

Estadão Conteúdo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM