Carona solidária: uma atitude em favor do meio ambiente

Foto de null

Salvador

26 de maio de 2017 às 12h07

 | 

Foto: 

Imagem de   Carona solidária: uma atitude em favor do meio ambiente

O Dia Nacional da Carona Solidária é comemorado em 28 de maio, um ótimo momento para fazer uma reflexão sobre a necessidade de dividir o espaço do carro com outras pessoas, diminuir o número de veículos nas ruas e avenidas das principais capitais do país e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera.

Estimular a carona entre amigos, familiares e nas empresas é o primeiro passo para uma ação colaborativa e de proteção ao meio ambiente. No mês de fevereiro a Coelba lançou o aplicativo Bigu, que funciona como um Clube da Carona para ser compartilhado entre os cerca de 2.700 funcionários, estagiários e menor aprendizes da empresa. Em três meses, o programa de compartilhamento de caronas solidárias registrou mais de 1.600 downloads do aplicativo.

Para participar, os colaboradores devem fazer o registro no aplicativo Bigu. A cada deslocamento, o caroneiro (que oferece a carona) insere seu trajeto no aplicativo. Quem deseja carona pode, a partir disso, solicitar participação no trajeto. Oferecer carona é, além de atitude cidadã, um reforço das práticas sustentáveis e do relacionamento interpessoal, além de melhorar a mobilidade no trajeto de ida e volta do trabalho.

O meio ambiente agradece. Nos três meses de funcionamento do aplicativo, foram 112 caronas realizadas e a  Coelba, empresa do  grupo Neoenergia,  deixou de emitir aproximadamente 172 kg de gás carbônico. Isso significa dizer que se colocássemos todo esse gás em garrafas PET de dois litros, teríamos a quantidade de 44 mil garrafas cheias de gás.

Para incentivar a participação no Bigu, a cada mês a Coelba premia o maior caroneiro com um voucher de R$ 150 em combustível para completar o tanque. Um reconhecimento à atitude cidadã e um incentivo para que os funcionários continuem participando ativamente do Clube da Carona.  

Fonte: Coelba

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM