Após pedido de comerciantes, obras em largos do Pelô serão feitas em etapas

Foto de null

Bahia

06 de junho de 2017 às 11h03

 | 

Foto: 

Imagem de Após pedido de comerciantes, obras em largos do Pelô serão feitas em etapas

Após pedido de comerciantes, obras em largos do Pelô serão feitas em etapasA pedido da Associação dos Comerciantes do Pelourinho, sob a liderança de Clarindo Silva, dono do tradicional bar Cantina da Lua, será realizada as obras de reforma dos Largos Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água em etapas, de forma que enquanto uma passe pelos serviços, as outras duas funcionem – nenhum dos espaços está fechado até então, esperando a liberação dos recursos para os trabalhos, mas também não podem receber shows, por questões de segurança. O pleito fazia parte de uma pauta de reivindicações da entidade e a resposta foi passada nesta segunda-feira (5) pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel (PSD), em encontro no Salão Nobre da Casa.

O parlamentar apresentou os pedidos ao governador Rui Costa, que concordou com a mudança. É a segunda reunião em 15 dias. Os comerciantes buscam evitar que, com as obras, e consequente suspensão dos eventos, ocorra uma queda brusca nas vendas nas três praças. A comissão é integrada por donos de bar e restaurante, de galerias de arte, grupo de capoeira, padeiro, moradores, produtores culturais, trançadeiras, entre outros. Os comerciantes querem conhecer o projeto e citaram ter recebido um tratamento descortês por parte dos representantes do Instituto da Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que comandará a requalificação. Outra proposta solicitada pela associação é o refinanciamento da dívida dos permissionários em dívida com o Refis (Programa de Recuperação Fiscal). O governo do Estado estudará a proposta e rediscutirá o plano junto à associação.

De acordo com o presidente da entidade, Clarindo Silva, 160 dos 230 comerciantes do Pelourinho estão inadimplentes com o Refis. Ele afirmou que o “Pelô está na UTI” – a frase foi usada em faixas e cartazes pelos cerca de 50 manifestantes – e menciona, entre os motivos, o fim de festas anteriormente comemoradas no Pelô, como Páscoa, a chegada da primavera, o Natal, os festejos em homenagem a Santo Antônio e a “Bênção”, evento realizado às terças-feiras. 

Reprodução/Bahia Noticias
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM