Transalvador multou mais de 27 mil por invadir sinal até maio deste ano

Foto de null

Salvador

07 de junho de 2017 às 13h18

 | 

Foto: 

Imagem de Transalvador multou mais de 27 mil por invadir sinal até maio deste ano

Semáforo na Rua da Suécia teve mais de 2 mil invasões ao sinal vermelho (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

De janeiro a maio deste ano já foram emitidas 27.375 multas por invasão ao sinal vermelho em Salvador, de acordo com a Superintendência de Trânsito (Transalvador). O número tem 1.831 multas a mais do que as registradas no mesmo período do ano passado, quando foram emitidas 25.544 multas. A sinaleira que mais computou infrações na cidade foi a do Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, onde o sinal foi “furado” pelos motoristas 2.895 vezes.

A infração de invasão ao sinal vermelho é considerada gravíssima e tira sete pontos na carteira do condutor, além da multa de quase R$ 300. Também no Rio Vermelho, na Rua João Gomes, foram 1.108 registros da infração. Já na Rua da Suécia, no bairro do Comércio, foram 2.013 multas por invasão à sinaleira.

O superintendente de Trânsito, Fabrizio Muller, diz que o órgão utiliza agentes e câmeras de videomonitoramento para flagrar as infrações, as quais provocam riscos aos pedestres. “É uma das infrações com maior potencial de causar um sério dano a uma pessoa. As pessoas que estão atravessando [na faixa] do semáforo confiam que [os carros] vão parar e acaba gerando um acidente com gravidade”, afirma.

O psicólogo e mestre em análise de comportamento Rodrigo Guimarães diz que vários motivações podem fazer com que o motorista acabe cometendo a infração. "É difícil falar de razão, pode estar distraído ou com pressa ou pode querer tirar proveito. Existe um padrão de tirar proveito das coisas e de querer ser o primeiro e uma dificuldade de respeitar o outro", avalia.

"A punição realmente funciona no momento em que está presente. A pessoa talvez não fure no sinal que tem o 'radar', mas no próximo que não tiver pode não parar, se assim é o comportamento dessa pessoa", diz o psicólogo.

Reprodução/G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM