Zulu Araújo: 'Anchieta: racismo não é brincadeira'

Foto de null

Geral

11 de junho de 2017 às 06h56

 | 

Foto: 

Imagem de Zulu Araújo: 'Anchieta: racismo não é brincadeira'

O deplorável episódio ocorrido no Colégio Anchieta, quando da realização de uma atividade escolar - um grupo de estudantes resolveu se fantasiar de membros da Ku Klux Klan (grupo racista norte americano que propaga a supremacia branca e já assassinou milhares negros) para expressar sua criatividade, revela de forma dolorosa o quanto o processo educacional na Bahia está contaminado pelo conservadorismo.

A condescendência com que a Nota Pública da Direção do Colégio tratou o assunto - "vez por outra, eles podem se equivocar no agir e no pensar" é outro sinal do quanto o racismo está impregnado em nossa sociedade e o que é mais grave no setor educacional.

 

 

Que um grupo de garotos “mal informados” tivessem realizado a “brincadeira” como uma mera imitação daquilo que veem na televisão, seria até compreensível. Mas, o que vimos foi uma sucessão de confirmações para a consumação do ato racista, dentro do ambiente escolar. Senão vejamos:

1) O evento ocorreu num espaço educacional, imagino, portanto, que a atividade tinha ou deveria ter a supervisão da instituição, fosse por meio dos seus professores ou dos seus dirigentes.

2) Os estudantes chegaram na Escola, acompanhados por seus pais que provavelmente acompanharam em suas casas a confecção e vestimenta da “fantasia”.

3) Os estudantes participaram da atividade integralmente ou seja durante todo o dia. Pergunto: Nenhum professor ou dirigente do Colégio viu ou considerou inapropriada a “fantasia” ?

4) Importante: Estes estudantes são do ´3° ano, portanto adolescentes na faixa de 16 a 18 anos, prestes a entrar na universidade. Além do mais, estudam num colégio qualificado e considerado um dos mais eficazes na aprovação do vestibular.

5) A  pergunta que não quer calar: Esses jovens, seus pais e professores, não conheciam, nem sabiam o significado da organização racista Ku Klux Klan ?

Neste sentido, temos algumas lições a tirar desse nefasto episódio:

·         A primeira delas é a irresponsabilidade com que o Colégio Anchieta vem tratando de questão tão séria quanto o Racismo na formação dos seus estudantes.

·          A segunda é o “meio ambiente” no qual esses estudantes estão imersos, que não achou nada demais verem seus filhos, amigos ou parentes “fantasiados” de racistas.

·         A terceira é a naturalização/internalização do racismo em nossa sociedade, a ponto de permitir que numa cidade em que mais de 85% de sua população é de origem negra fatos como estes ocorram, como se fossem normais.

Por fim, considero fundamental, não apenas uma Nota de Esclarecimento insossa que não aponta para a gravidade do fato, como fez o Anchieta.

É urgente, não apenas no Colégio Anchieta, mas nas Redes Públicas e Privadas de Ensino do Estado da Bahia, a execução imediata da Lei 10.639, que introduziu o Ensino da História e da Cultura Afro Brasileira, na grade curricular do Ensino Fundamental para, exatamente, esclarecer, informar e impedir, que a discriminação e o racismo, que vitimam milhões de pessoas no Brasil e no mundo, continue sendo propagado.

Toca a zabumba que a terra é nossa!  

*Zulu Araújo é Mestrando em Cultura e Desenvolvimento

(AF) 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM