Rui critica licitação de ônibus em Salvador: ‘Sanha arrecadatória’

Foto de null

Política

15 de junho de 2017 às 05h28

 | 

Foto: 

Imagem de Rui critica licitação de ônibus em Salvador: ‘Sanha arrecadatória’

Foto: Amanda Oliveira/ GOVBA

 

O modelo de licitação do transporte público de Salvador foi motivo de crítica do governador Rui Costa (PT), nesta quarta-feira (14), durante almoço com jornalistas (ver aqui, aqui, aqui e aqui), na Governadoria.

Perguntado sobre a reclamação de usuários de ônibus, que se queixam da redução de linhas após a implantação da estação do metrô no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o chefe do Executivo estadual ampliou o debate e disse que a regra imposta pela prefeitura, de pagamento de outorga onerosa, além do Imposto Sobre Serviços (ISS), “onerou o sistema em alguns milhões de reais”.

“Há um erro de opção técnica, que acho que vocês [imprensa] abordaram pouco, que no plano de fundo tem um plano político e financeiro. Eu não conheço uma licitação no modelo da que foi feita em Salvador.

Transporte público, no Brasil e em qualquer lugar do mundo, vale para Salvador também, precisa de apoio do poder público, até de subsídio, seja ele qual for o transporte”, afirmou o petista, que atribuiu o problema à “sanha arrecadatória” do ex-secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo.

Na avaliação de Rui, a falta de aplicação de recursos públicos eleva o valor da tarifa para os passageiros. “Os empresários vão ter que pagar R$ 500 milhões por ‘x’ anos. Da onde vai sair esse dinheiro? Vai sair do bolso do pobre que pega ônibus.

Empresário vai vender o apartamento dele na Vitória ou uma fazenda para pagar a prefeitura? Alguém acha isso aqui? O modelo está errado. Ali não pode ser um modelo de arrecadação da prefeitura. Enquanto o Estado está botando dinheiro para a passagem ficar mais barata, a prefeitura quer arrecadar do sistema. O modelo não fica de pé. É preciso rever isso”, comparou.

Ele prometeu criar um sistema paralelo para alimentar locais a um raio de até 5km dos terminais do metrô.

BA.ba///AF

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM