Caso Marianna: em apresentação do assassino da estudante, Barbosa exige modernização nas leis

Foto de null

Polícia

02 de setembro de 2015 às 12h52

 | 

Foto: 

Imagem de Caso Marianna: em apresentação do assassino da estudante, Barbosa exige modernização nas leis

Foi apresentado na manhã desta quarta-feira (02), durante coletiva na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o assassino e réu confesso da estudante de medicina Marianna Teles, Gilmário Alves do Nascimento, 20 anos. Além dele, Jackson Leones Almeida Carneiro, 20 anos, Fábio dos Santos, o “bibi”, de 25 anos e Marcos dos Santos Ferreira, de 24 anos, também foram apresentados. Todos fazem parte da facção de drogas do Inferninho, localizado no bairro do Costa Azul.

Presente na coletiva, o secretário Maurício Barbosa esclareceu a imprensa como conseguiram chegar até o criminoso e seus comparsas, lembrando que a morte da estudante, que ocorreu no dia 29 de agosto, foi um fato extremamente chocante para a cidade.

“Primeiro lugar quero me solidarizar com a família da estudante e esclarecer que desde o acontecido até então, colocamos equipes da Polícia Civil, juntamente com a inteligência e ação da Polícia Militar, para que pudéssemos encontrar os autores desse latrocínio (roubo seguido de morte). Através do Disk Denúncia, canal em que recebemos ligações, a equipe de investigação conseguiu chegar até o Gilmário e desdobramos a prisão de mais três outras e um adolescente”, disse o secretário.

Em declarações, Barbosa afirmou ter se surpreendido com o fato de saber que o autor do disparo já tinha sido preso e que o assassino estaria aproximadamente há 25 dias nas ruas e com uma extensa ficha de passagens anteriores pela polícia, ainda de quando era adolescente: “São mais de sete passagens do Gilmário por diversos crimes e até contra o patrimônio. A última prisão o Gilmário passou oito meses detido por tráfico de drogas”.

Durante a coletiva, Maurício Barbosa contou que Gilmário e os outros presos pertencem a uma certa facção de drogas que atua na localidade do Inferninho, e também já foi determinada a prisão de todos os integrantes dessa quadrilha de narcotráfico que tem dado sustentação para que pessoas da facção venham a  praticar crimes contra o patrimônio.

“Vale ressaltar que o trabalho da polícia não se exauriu com a prisão dessa quadrilha. Hoje mesmo realizamos novas operações em Pernambués e no Inferninho, tentando identificar mais armas, pois acreditamos que a arma do crime ainda não foi encontrada. Apesar da confissão do Gilmário estamos atrás da arma do crime e de um veículo Citroen que eles usavam para praticar ações criminosas na cidade”, esclareceu o secretário.

Para Barbosa, a Segurança Pública se tronou de fato um dos maiores problemas da sociedade atual, não só em Salvador como também na Bahia e em todo o Brasil: “Estamos vendo inúmeras ocorrências criminais acontecendo e de extrema gravidade, e chamamos atenção nesse momento para que haja uma discursão feita por todos. Depois desses momentos eu costumo dizer que crimes quando acontecem com a classe média tende a chocar e são nesses momentos que temos que começar a refletir como nós chegamos a uma situação onde a Segurança Pública hoje é a pauta nacional”.

Ainda em declarações, o secretário de Segurança Pública do Estado afirmou ter reuniões semanais, onde são cobrados muitos resultados das forcas policiais e fez um alerta para uma modernização nas leis: “Sabemos o empenho das forças policiais dentre as condições que hoje dispomos para fazer frente à criminalidade e precisamos avançar, e avançar principalmente na modernização das nossas leis. Estamos falando de um código penal de 1940, estamos tratando de ritos processuais que tem quase 60 anos e não temos mais condições de assistir presos saindo pela porta da frente e voltando a delinquirem minutos, dias ou até meses da saída da unidade prisional”. 

E foi mais além: “No momento onde se discute muito o esvaziamento das nossas custodias, não devemos colocar uma ineficiência no nosso sistema jurídico, penal e processual. Temos que pensar na modernização das nossas leis para fazer com que essas pessoas tenham aplicação da justiça de forma célere, impedindo que estas voltem a delinquir e a sociedade e policiais não tenham a sensação de que estão sendo coagidos. Vamos fazer com que os nossos parlamentares e o congresso nacional se dediquem a essa causa, modernizem as nossa leis e forneçam às policias as ferramentas necessárias para que a gente não assista reiteradas vezes cenas como esta. A sociedade deve exigir não só da policia como também para quem deve ser dada a responsabilidade”.

(Foto: LD Notícias)

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM