Número de veículos roubados aumenta às vésperas do São João

Foto de null

Polícia

23 de junho de 2017 às 15h50

 | 

Foto: 

Imagem de Número de veículos roubados aumenta às vésperas do São João

Há três meses, o desemprego bateu à porta de Jackson Conceição Santos, 25 anos - foi quando ele decidiu fazer bicos como mototaxista. O que Jackson são esperava era ter a moto e novo equipamento de trabalho roubada - e em tão pouco tempo.

Ontem de manhã, ele foi à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) para registrar o roubo da moto. Jackson foi uma das 31 vítimas de furtos e roubos de veículos em Salvador e em três cidades Região Metropolitana somente no dia 21, véspera do início do feriadão de São João. Na capital, foram 28 ocorrências.

O assalto que acabou levando Jackson até a DRFRV aconteceu anteontem, quando ele levava uma passageira até o final de linha do bairro de São Caetano. A  mulher era, na verdade, a isca de uma cilada. “Um deles puxou a máquina (arma) e mandou eu descer”, contou ele, que foi surpreendido por dois homens quando chegou ao destino combinado.

O administrador Pedro Sampaio, 36, também foi vítima e teve o carro, um New Fiesta, roubado na Paralela. Ele havia parado para deixar um amigo. “Assim que ele saiu, entrou um cara, que aproveitou que a porta ainda estava aberta, sentou no carona e colocou a arma na minha barriga”, lembrou. 

Pré São João
O número de roubos e furtos de anteontem é mais de 50% maior do que a média diária de 2017 entre janeiro e abril. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), nos quatro primeiros meses deste ano aconteceram 2.409 roubos e furtos de veículos em Salvador e RMS, o que dá uma média de 20 por dia. 

Segundo o major André Borges, comandante da operação Apolo da Polícia Militar da Bahia, o número de roubos de veículos tende a aumentar na véspera de feriados prolongados. A média seria de 20 a 22 por dia e a proximidade do São João explicaria esse aumento.

“Em todos os períodos que antecedem qualquer fim de semana prolongado ou festivo, há uma tendência no aumento de roubos. As pessoas migram da capital para o interior, então a cidade fica vazia. Então não vai ter a oportunidade de o delinquente agir”, explicou.

Para ele, o número real de ocorrências de anteontem foi ainda maior: 30 roubos - e não 27, como mostra o boletim diário da SSP-BA - e quatro furtos. Para evitar virar uma vítima, o major Borges recomenda que se evite situações de vulnerabilidade, como ficar parado dentro do carro em lugares ermos, andar com vidros abertos ou portas destravadas, ou ficar distraído. “O ladrão de veículo é muito oportunista”, aponta.

Ele acrescentou que a polícia reforçou o bloqueio  nas principais vias de saída da cidade durante o São João.

Cabula
Os dados oficiais da SSP-BA apontam que houve 1.883 roubos e 526 furtos de veículos este ano em Salvador de janeiro a abril. O número é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado - quando houve 2.097 roubos e 585 furtos na capital.

Ainda não há um dado consolidado para o mês de junho, mas dados do boletim diário de ocorrências  mostram que houve 337 roubos e furtos de veículos este mês, até anteontem, em Salvador e RMS.

Em Salvador, o bairro do Cabula lidera o número de ocorrências (16), seguido de São Cristóvão (15), Pirajá (11), Brotas (10), Águas Claras e Barbalho (9). Este mês, as motos foram as principais vítimas (77), seguindas dos carros Gol (24), Palio (21), HB-20 (18) e Sandero (10).

Plano e execução
Um dos integrantes do Serviço de Investigação da DRFRV levantou outra hipótese para o aumento no número de casos, que deve-se ao dia preferido dos assaltantes para agir. “Os bandidos guardam as segundas e terças-feiras para planejar as ações e começam a pô-las em prática na quarta e quinta”, disse. Este ano, o dia 21 caiu numa quarta-feira, enquanto a data no ano passado caiu numa terça - e só teve um roubo.

As festas no interior também entram na conta. “O ladrão quer fazer o ‘corre’ dele pra curtir também a festa. Eles ficam frenéticos e vão roubar em alta. Dias depois, quando termina a festa, a gente acaba fazendo algumas prisões e aí os bandidos relatam que só roubaram para ostentar o São João com a família e namorada”, declarou o investigador, que não quis se identificar.

Mas os roubos não são só para diversão dos criminosos. “Alguns aproveitam essa época para tomar os veículos para serem usados em ações criminosas diversas, como assaltos, sequestros, homicídios. Em outras situações, são encomendados de dentro do presídio para transportar drogas para outras cidades ou para outros estados”, explicou.

Confira o número de furtos e roubos por bairro:

Cabula 16
São Cristóvão 15
Pirajá 11
Brotas 10
Águas Claras 9
Barbalho 9
Itapuã 8
Liberdade 8
Rio Vermelho 8
Paripe 8
Pituba 8
Pau da Lima 7
Centro 7
Boca do Rio 7
Cstelo Branco 7
Pituaçu 7
Fazenda G. Retiro 7
Pernambués 6
Stella Maris 6
Cajazeiras 5
Paralela 5
Stiep 5
Valéria 5
São Gonçalo do Retiro 4
Pau Miúdo 4
Iguatemi 4
São Caetano 4
Narandiba 4
Eng. Velho de Brotas 4
Plataforma 4
Praia Grande 4
São Marcos 4
Sussuarana 4
Tancredo Neves 4
Uruguai 4
Vila Canária 4
Bom Juá 3
Caminho das Árvores 3
Caminho de Areia 3
Cassange 3
Comércio 3
Costa Azul 3
IAPI 3
Imbuí 3
Marechal Rondon 3
Mata Escura 3
Patamares 3
Periperi 3
Tororó 3
Água de Meninos 2
Armação 2
Barra 2
Cidade Nova 2
Doron 2
Engenho V. Federação 2
Fazenda Coutos 2
Federação 2
Garcia 2
Itaigara 2
Jardim de Alah 2
Mares 2
Mussurunga 2
Nazaré 2
Ondina 2
Roma 2
Trobogy 2
Vale dos Lagos 2
Aeroporto 1
Alto do Cabrito 1
Baixa de Quintas 1
Baixa dos Sapateiros 1
Barris 1
Base Naval 1
Boa Viagem 1
Bonfim 1
Caixa D'Água 1
Canabrava 1
Corredor da Vitória 1
Corsário 1
Cosme de Farias 1
Graça 1
Itacaranha 1
Jardim Cruzeiro 1
Jardim Santo Inácio 1
Massaranduba 1
Pero Vaz 1
Piatã 1
Praia do Flamengo 1
Saboeiro 1
Santa Luzia do Lobato 1
Santo Antônio 1
Sete de Abril 1
Sete Portas 1

Reprodução/correio24h

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM