MP e PF deflagram nova fase da operação Adsumus

Foto de null

Bahia

06 de julho de 2017 às 18h30

 | 

Foto: 

Imagem de MP e PF deflagram nova fase da operação Adsumus

Mandados de conduções coercitivas e de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Santo Amaro durante a quinta etapa da “Operação Adsumus”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) pelo Ministério Público estadual, por meio de  promotores de Justiça da comarca de Santo Amaro, João Paulo Schoucair e Aroldo Pereira, em parceria com a Polícia Federal. Duas pessoas foram conduzidas para depoimento e as outras cinco estão sendo procuradas. A Adsumus investiga um esquema criminoso de fraude em licitação, envolvendo políticos e diversas empresas de execução de obras, manutenção de máquinas e veículos, nas quais o quadro societário é composto por “laranjas”. Nesta quinta fase, o foco das investigações é o desvio de recursos na aquisição de combustível, contratação de bandas e realização de eventos, por meio de empresas da área de entretenimento que licitavam com o Município. 

O bloqueio judicial de R$ 38 milhões em valores, imóveis e veículos já foi determinado pela Justiça. Segundo informações divulgadas por representantes do MP estadual e Polícia Federal em coletiva à imprensa na manhã de hoje, parte dos valores recebidos pelas empresas envolvidas era transferida para  um dos empresários, que mantém relação de negócios com o ex-prefeito da cidade, Ricardo Machado do Carmo. Segundo o MP e a PF 0As investigações indicam que os valores recebidos eram transferidos a um operador do pagamento de propina, que viabilizava a transferência para agentes políticos e servidores públicos envolvidos no esquema. No decorrer das investigações foi identificado que parte dos recursos desviados tinham origem em programas do Governo Federal, decorrentes de convênios ou transferências de fundos da Educação, Saúde e Desenvolvimento.

Cecom/MP

Mandados de conduções coercitivas e de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Santo Amaro durante a quinta etapa da “Operação Adsumus”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) pelo Ministério Público estadual, por meio de  promotores de Justiça da comarca de Santo Amaro, João Paulo Schoucair e Aroldo Pereira, em parceria com a Polícia Federal. Duas pessoas foram conduzidas para depoimento e as outras cinco estão sendo procuradas. A Adsumus investiga um esquema criminoso de fraude em licitação, envolvendo políticos e diversas empresas de execução de obras, manutenção de máquinas e veículos, nas quais o quadro societário é composto por “laranjas”. Nesta quinta fase, o foco das investigações é o desvio de recursos na aquisição de combustível, contratação de bandas e realização de eventos, por meio de empresas da área de entretenimento que licitavam com o Município.  O bloqueio judicial de R$ 38 milhões em valores, imóveis e veículos já foi determinado pela Justiça. Segundo informações divulgadas por representantes do MP estadual e Polícia Federal em coletiva à imprensa na manhã de hoje, parte dos valores recebidos pelas empresas envolvidas era transferida para  um dos empresários, que mantém relação de negócios com o ex-prefeito da cidade, Ricardo Machado do Carmo. Segundo o MP e a PF 0As investigações indicam que os valores recebidos eram transferidos a um operador do pagamento de propina, que viabilizava a transferência para agentes políticos e servidores públicos envolvidos no esquema. No decorrer das investigações foi identificado que parte dos recursos desviados tinham origem em programas do Governo Federal, decorrentes de convênios ou transferências de fundos da Educação, Saúde e Desenvolvimento. Cecom/MP

Fonte: MP-BA

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM