Prefeitura e governo da BA se reúnem para discutir nova proposta de integração entre ônibus e metrô

Foto de null

Salvador

12 de julho de 2017 às 11h06

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitura e governo da BA se reúnem para discutir nova proposta de integração entre ônibus e metrô

Prefeitura e governo da BA se reúnem para discutir nova proposta de integração entre ônibus e metrô. (Foto: Pedro Moraes/Gov Bahia)

Uma nova proposta de integração entre os ônibus do transporte municipal de Salvador e o metrô foi apresentada pela prefeitura ao governo do estado, durante audiência realizada nesta terça-feira (11) na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital baiana. A reunião, que também contou com a participação de empresários de ônibus, foi mediada pelas procuradoras Rita Tourinho e Cristina Seixas.

A nova proposta, apresentada pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, sugere desoneração de 4% do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que incide sobre o combustível dos ônibus. A prefeitura diz que, atualmente, dos R$ 3,60 cobrados pela tarifa por quem que pega um ônibus e o metrô, cerca de 40% do valor fica com os coletivos e 60% vai para a CCR, empresa que controla o metrô. Com a redução do ICMS, segundo a prefeitura, a balança da divisão seria mais "justa".

Durante a audiência, a Prefeitura disse ter entregue ainda ao estado uma cópia do Plano de Reestruturação das Linhas de Ônibus de Salvador e os termos de referência para a contratação de um estudo definitivo sobre o valor da integração tarifária.

O governo do estado informou que vai analisar os documentos até dia 31 de julho. O secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, disse que é preciso ver se a proposta é viável porque, segundo ele, ao pedir a redução do ICMS no óleo diesel dos ônibus, a prefeitura transfere para o estado o ônus de pagar pela integração.

O secretário afirmou que, após a análise da proposta, decidirá se está completa e correta, se será modificada para que "sirva melhor aos interesses da população", ou se dará continuidade ao que até agora está programado, que é "lançar a licitação das linhas integradoras do Estado".

Outro ponto a ser analisado, segundo Dauster, é a falta de cronograma apresentado na proposta municipal. Ele destacou, também que "só haverá integração se houver a possibilidade de que o passageiro metropolitano desça do metrô e possa entrar em um ônibus urbano sem pagar uma segunda passagem".

No dia 7 de agosto, outro encontro será realizado, no mesmo local. Na ocasião, o governo do Estado deverá entregar a avaliação das propostas, dando o posicionamento de aceitar ou não a desoneração e o plano de integração feito pela Prefeitura de Salvador.

Em nota, o MP informou que será formada uma equipe técnica com representantes estaduais e municipais, que ficará responsável por definir o possível acordo a ser discutido na próxima reunião na sede do órgão.

Reprodução/G1

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM