Trabalhadores em Educação protestam em frente ao Shopping da Bahia

Foto de null

Salvador

12 de julho de 2017 às 12h04

 | 

Foto: 

Imagem de Trabalhadores em Educação protestam em frente ao Shopping da Bahia

Os professores da rede pública municipal de Salvador cruzam os braços hoje (12) pelo segundo dia consecutivo, em paralisação de 48 horas por reajuste salarial e advertência para uma possível greve da categoria. A paralisação foi definida em assembleia na semana passada, na qual os profissionais rejeitaram a contraproposta da Prefeitura de Salvador e mantiveram o indicativo de greve.

A agenda de paralisação dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação do município de Salvador continua na manhã desta quarta-feira, 12, com a manifestação da categoria em frente ao Shopping da Bahia.
Os trabalhadores se mantêm unidos e mobilizados contra a política do zero do Prefeito ACM Neto, que nao concede reajuste salarial há 2 anos, nem outros direitos previstos em lei. A luta também é contra a Reforma Trabalhista, aprovada pelo Senado nesta terça-feira, 11, e que segue para sanção do ilegítimo Michel Temer.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, “os direitos previstos no plano de carreira não substituem o reajuste” reivindicado pela categoria. O sindicato informou ainda que a contraproposta do executivo, rejeitada, foi apresentada na terceira rodada de negociações.

Em carta aberta à população, o sindicato informa que os professores municipais estão sem reajuste há dois anos. No mesmo documento, denunciam a ameaça de corte de pontos e de demissões (em casos dos contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Além, do reajuste salarial, os professores reivindicam a liberação das mudanças de nível e melhores condições de trabalho.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Educação do Município de Salvador anunciou que a prefeitura tem conversado com as categorias sobre as reivindicações. A proposta do executivo é a concessão do avanço de referência para todos os servidores efetivos da educação, a partir de setembro de 2017, o que equivale a 2,5% de aumento.

Na nota há uma comparação da média salarial dos professores da rede municipal com o Piso Nacional do Magistério. Segundo a prefeitura, o município paga uma média de R$ 7 mil, enquanto o piso estabelece o valor mínimo de R$ 2.298.

De acordo com a Secretaria de Educação, levantamento realizado nas escolas no primeiro dia de paralisações foi constatado que 37,5% das escolas não funcionaram, enquanto que mais de 60% das unidades escolares tiveram aulas.

De acordo com o sindicato, uma nova assembleia da categoria será realizada na próxima terça-feira (18).

Agencia Brasil

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM