Inema orienta que bahistas evitem praias impróprias

Foto de null

Salvador

22 de junho de 2015 às 18h30

 | 

Foto: 

Imagem de Inema orienta que bahistas evitem praias impróprias

Avaliação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) pedi para evitar praias consideradas impróprias. Segundo lista divulgada pelo Inema, das 35 praias pesquisadas na capital, 14 foram consideradas impróprias. No levantamento ampliado feito pelo órgão em municípios ao longo da Baía de Todos-os-Santos, 11 praias foram classificadas como impróprias para banho. De acordo com o Inema, o diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido por meio do recolhimento de amostras de água durante cinco semanas.

Banhistas

Entre as praias onde é desaconselhável nadar está a de Piatã, nas proximidades de Itapuã. Muito procurado por moradores da capital e do interior, o local passa por obras de requalificação.

Frequentador da região há cinco anos, o surfista Carvalho Costa disse desconhecer  que a praia seja considerada imprópria para o banho. Afirmou, ainda, nunca ter ficado doente devido ao contato constante com a água da praia.

Em Bogary, na Cidade Baixa, além da contaminação por esgotos, a água da praia estava sendo usada para banhar cães. A maré alta também reduziu o número de pessoas que se arriscavam a dar um mergulho.

Entre os que buscaram a praia ontem, estava a dona de casa Maria Conceição Ferreira, que disse não acreditar em contaminação porque  a água do mar em Bogary e na Penha sempre está esta muito clara. Mas admitiu já ter adquirido "pano" (doença de pele) durante o último verão.

Detritos e doenças

Médica infectologista e diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci de Lima Xavier Nunes explicou que, no período de chuvas, as praias podem ser contaminadas por detritos diversos - carregados das ruas através das galerias pluviais - e que podem causar doenças.

Os banhistas ficam expostos a bactérias, vírus e protozoários. Estes micro-organismos são responsáveis pela transmissão de doenças como gastroenterite e hepatite A, cólera e febre tifoide, explica a médica.

A gastroenterite pode causar  enjoo, vômitos, dores no  estômago e na cabeça, diarreia e febre. Outras manifestações menos graves incluem infecções dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

Foto: Reprodução/A tarde

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM