Ministro da Justiça atribui à PF pedido de tornozeleira para 'deputado da mala'

Foto de null

Política

27 de julho de 2017 às 18h50

 | 

Foto: 

Imagem de Ministro da Justiça atribui à PF pedido de tornozeleira para 'deputado da mala'

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, jogou para a Polícia Federal (PF) a responsabilidade pelo pedido da tornozeleira eletrônica que garantiu a saída da prisão de Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor especial do presidente Michel Temer. Jardim negou que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) – subordinado ao ministério – tenha feito o pedido formal à Superintendência de Administração Penitenciária do governo de Goiás.

– O pedido saiu da Polícia Federal. O Depen foi consultado se havia tornozeleira em Brasília, e não havia em Brasília. O órgão então avisou que havia em Goiás. E quem requereu a Goiás foi a Polícia Federal – disse o ministro em entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira.

Diante da negativa sobre a participação do Depen no episódio, a reportagem do GLOBO perguntou ao ministro:

– O Depen não pediu a tornozeleira?

– Quem pediu por escrito foi a Polícia Federal – respondeu Torquato.

– E por telefone, o Depen não pediu a tornozeleira?

– Procurou saber se havia, mas não pediu.

– O senhor tinha conhecimento de um pedido do Depen? Foi um gesto correto?

– Não tinha conhecimento. O gesto foi correto, não há nenhuma restrição ao Depen, que foi apenas um órgão de consulta.

A concessão da tornozeleira a Loures, o “deputado da mala”, foi feita pelo então superintendente de Administração Penitenciária de Goiás, o coronel da reserva da Polícia Militar (PM) Victor Dragalzew Júnior. Tanto ao Ministério Público em Goiás, que investiga o empréstimo do dispositivo, quanto em entrevista ao GLOBO publicada nesta quinta-feira o coronel afirmou que o pedido partiu do Depen. Segundo o coronel disse ao MP, o “coronel Jeferson” do Depen chegou a dizer que enviaria um ofício com o pedido, o que acabou sendo feito por um delegado da PF.

Ao jornal, Dragalzew disse que nunca havia recebido um pedido semelhante do órgão – uma tornozeleira para outro detento, em outra unidade da federação – durante sua gestão, iniciada em março de 2016. Depois do episódio, o superintendente foi demitido pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), na segunda-feira.

– O único caso foi este do deputado. O Depen nunca pediu para emprestarmos tornozeleiras a outros estados – afirmou o coronel à reportagem.

Antes de ser questionado diretamente sobre a tornozeleira que garantiu a semiliberdade ao amigo de Temer, Torquato afirmou na entrevista coletiva que os dispositivos são uma responsabilidade dos estados, e não da União:

– Cada estado tem sua própria licitação. Depen não é gerente direto de penitenciária, ele é órgão de consulta e financiamento.

Ele defendeu o uso do monitoramento eletrônico:

– Não há suficientes, li aí que estão produzindo uma montanha delas. É a solução mais de curto prazo para o sistema penitenciário. Os presos serão muito mais úteis num processo de integração do que isolados num presídio, até pelas condições dos presídios. A tornozeleira permite uma condenação de efeito útil mais rápido, reinsere o condenado mais rapidamente.

Loures foi preso pela PF em 3 de junho, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), depois de ser filmado pela polícia correndo com uma mala contendo R$ 500 mil, suposta propina paga pela JBS e cujo destinatário seria Temer, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). No último dia 1º, a prisão preventiva foi convertida em prisão domiciliar, sob monitoramento com uma tornozeleira eletrônica. A saída da prisão esfriou possibilidades de uma delação premiada.

O GLOBO mostrou na quarta-feira que o amigo de Temer furou uma fila onde estão um acusado de traficar 3,5 quilos de maconha, que permaneceu preso por faltar tornozeleira; um agressor enquadrado na Lei Maria da Penha, que permanece sem monitoramento mesmo depois de ter ameaçado de morte a ex-mulher; e empresários que lesaram centenas de clientes de pacotes de viagens. O Ministério Público de Goiás investiga a concessão da tornozeleira e pede a devolução do equipamento.

Reprodução: O Globo

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM