Secretaria de Justiça promove seminário de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Foto de null

Bahia

28 de julho de 2017 às 16h40

 | 

Foto: 

Imagem de Secretaria de Justiça promove seminário de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Resultado de imagem para Secretaria de Justiça promove seminário de enfrentamento ao tráfico de pessoasO combate ao tráfico de pessoas foi tema de debates na manhã desta sexta-feira (28), em seminário realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), como parte dos eventos de sensibilização e engajamento da Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Realizado no auditório do Ministério Público do Estado e aberto ao público, o evento reuniu Promotoria de Justiça, Procuradoria Federal, Defensoria Pública da União, Ministério Público do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Centro de Defesa da Criança e Adolescente da Bahia (Cedeca) e a ONG Plan Internacional. A Bahia, inclusive, é um dos poucos estados que conta com um grupo fixo - autônomo e independente do Governo Federal - para realizar operações de combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo. Trata-se do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da SJDHDS.

"É incrível como, em pleno século 21, continuamos vendo navios negreiros e, cada dia mais, uma sociedade dominada por uma visão mercantilista e financeira. Essa campanha, que é internacional, coloca não só o Brasil, mas a Bahia - porque nós estamos na rota do tráfico humano - como elemento fundamental nessa discussão", pontuou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, que coordenou a primeira ação de enfrentamento ao trabalho escravo na Bahia, quando era Delegado Regional do Trabalho. "Hoje, somos referência graças aos esforços conjuntos. Mas é preciso que a sociedade esteja atenta para denunciar, combater, enfrentar. Essa deve ser a nossa tarefa diária. A sociedade do século 21 não pode conviver com o cerceamento da liberdade e a venda da dignidade", enfatizou Martins.

De 2011 a 2017, mais de 150 vítimas de exploração sexual e adoção ilegal foram atendidas pelo NEPT. Ao longo deste período, foram registrados mais de 1,1 mil casos de trabalho escravo ou análogo à escravidão. Em Salvador, as principais vítimas são mulheres, entre 18 e 32 anos, em situação de vulnerabilidade social, econômica e de baixa escolaridade, normalmente destinadas à exploração sexual.

“Escolhi fazer, da minha arte, minha voz política para transformar o meio que me cerca. Então, é um prazer emprestar minha imagem para dar força a essa campanha e fazer com as pessoas tomem conhecimento e se encorajem a denunciar”, afirmou a cantora Larissa Luz, madrinha da campanha “Coração Azul Contra o Tráfico de Pessoas”, coordenada pela SJDHDS na Bahia.

A campanha

Com o lema "Liberdade não se compra. Dignidade não se Vende. Denuncie o Tráfico de Pessoas", a versão brasileira da campanha Coração Azul – uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), incorporada pelo país desde 2013 – tem a cantora Ivete Sangalo como Embaixadora Nacional. O objetivo é sensibilizar e mobilizar instituições, governos e a população, de diferentes países, contra o tráfico de pessoas - crime definido por práticas de exploração sexual, trabalho forçado, extração de órgãos e adoção ilegal de crianças. Segundo estimativas da ONU, o tráfico humano movimenta cerca de US$ 32 bilhões por ano. No Brasil, dados do Ministério da Justiça apontam, apenas no primeiro semestre de 2016, o acompanhamento de 352 possíveis casos. A Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas segue até o dia 31 de julho. O encerramento contará com um ciclo de palestras, também aberto ao público, na Cúria da Igreja Católica, no Garcia. O evento irá reunir representantes de diversas matrizes religiosas e contará com a participação do coordenador executivo da SJDHDS, Yulo Oiticica.

Fonte: ASCOM / SJDHDS

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM