Legislativo oferece exame de mamografia para as servidoras

Foto de null

Bahia

01 de agosto de 2017 às 06h10

 | 

Foto: 

Imagem de Legislativo oferece exame de mamografia para as servidoras

As servidoras da Assembleia Legislativa com mais de 40 anos poderão fazer nos dias 1º e 2 de agosto, das 9h e 18h, o exame de mamografia para a prevenção do câncer de mama. Para tanto, um carro adaptado com o equipamento de mamografia oferecido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ficará parado no estacionamento da Casa junto com médicos preparados para fazer o exame. A realização da campanha foi acertada entre o presidente da Assembleia, deputado Angelo Coronel (PSD), e o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Anteriormente, a data estava marcada para dia 25, porém, com o objetivo de oferecer um melhor atendimento, os exames foram adiados e serão realizados no início do próximo mês.

Para fazer o exame de prevenção do câncer de mama, além de ter mais de 40 anos, a servidora precisa ter feito o último exame de mamografia há pelo menos um ano. “O tecido mamário não gosta de radiação, então este é o tempo mínimo para realização de um novo exame”, explicou Patrícia Nora de Andrade, chefe da Diretoria de Serviços Médico-Odontológicos da Assembleia. A funcionária deverá levar também comprovante de residência, carteira do SUS e um documento de identificação.  
Segundo Patrícia Nora, o carro onde será realizado o exame foi totalmente adaptado para o procedimento, cabendo dois profissionais, o equipamento de mamografia e o paciente. “O exame radiográfico precisa ser feito num lugar em que a radiação não ultrapasse o ambiente para não pegar nas pessoas que estão no entorno”, observou a diretora. 
Ela explicou ainda que, no caso de ser detectado um tumor, cisto, glândula ou qualquer outra anormalidade, a servidora terá o acompanhamento de dois médicos mastologistas do Legislativo. Patrícia Nora reforçou a importância das mulheres com mais de 40 anos realizarem o exame: “A detecção precoce do câncer de mama aumenta não só a chance de cura absoluta como também pode proporcionar uma cirurgia mais simples e menos invasiva”.  
Cada exame deve demorar no máximo 15 minutos e a chefe da Diretoria do Serviço Médico-Odontológico estima que entre 40 e 100 servidores devem realizar o procedimento. Patrícia explicou ainda que não é necessário nenhum tipo de preparo especial para realização do exame. “A funcionária pode inclusive comer o quer quiser que não há problema”, disse ela, conclamando as servidoras a realizarem o exame. “Todas as mulheres que se apresentarem serão acolhidas e farão exame, sim”.  

Fonte: ALBA

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM