TRE-Ba abre vagas para recadastramento biométrico em novo posto no Center Lapa

Foto de null

Salvador

08 de agosto de 2017 às 12h36

 | 

Foto: 

Imagem de TRE-Ba abre vagas para recadastramento biométrico em novo posto no Center Lapa

A partir desta terça-feira (08), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-Ba) vai ampliar o atendimento para o recadastramento biométrico com a criação de um novo posto no Shopping Center Lapa. O atendimento será realizado das 9h às 18h, em uma loja montada especialmente para o serviço no piso L3, próximo à Ortobom, mediante agendamento antecipado no site do órgão. O serviço dura, em média, 15 minutos e o procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título.

Para efetuar o recadastramento, o eleitor terá que apresentar documento oficial de identificação que contenha foto (RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar); comprovante de residência (emitido há, no máximo, três meses) em nome do eleitor ou em nome de um parente (o eleitor tem que comprovar o parentesco) e documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.). Caso seja o primeiro título, só serão aceitos os documentos oficiais de identificação que comprovarem a naturalidade (a exemplo do RG), tendo que apresentar ainda o comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores e garante ainda mais segurança na hora de votar, já que o sistema biométrico épreparado para identificar uma pessoa por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento de face. Para agendar o serviço na unidade do Shopping Center Lapa basta acessar http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/agendamento-biometria/agendamento. Toda sexta-feira haverá novas vagas para a semana seguinte.

Até o momento dos 1.947.039 eleitores de Salvador, apenas 464.625 (23,86%) já têm a digital cadastrada. Na Bahia, dos 10.535.077 eleitores,2.620.666 (24,88%) já estão biometrizados. Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado. Com o cancelamento do título, o eleitor, cujo voto não seja facultativo, poderá ter restrições no CPF, dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Shopping Center Lapa

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM