Siamesas baianas são separadas e passam bem após cirurgia em Goiás

Foto de null

Brasil

09 de setembro de 2015 às 16h12

 | 

Foto: 

Imagem de Siamesas baianas são separadas e passam bem após cirurgia em Goiás

Após mais de cinco horas de cirurgia, as gêmeas siamesas baianas Maria Clara e Maria Eduarda foram separadas nesta quarta-feira (9). O procedimento foi realizado no Hospital Materno Infantil (HMI) da cidade de Goiânia, onde estão internadas desde junho. A cirurgia começou por volta das oito e concluiu por volta de 13 horas.

Segundo informações do HMI, o procedimento foi bem sucedido, no entanto as irmãs ainda não têm previsão de alta. Ainda de acordo com HMI, o caso das gêmeas era considerado mais simples em comparação com a cirurgia dos irmãos Arthur e Heitor, realizada em fevereiro deste ano. 

Maria Clara e Maria Eduarda eram unidas pelo abdômen e compartilhavam o fígado. Elas chegaram em Goiânia no dia 13 de julho, acompanhadas dos pais Denise Borges Oliveira e Caique Santana Barros dos Santos, para serem acompanhadas pela equipe liderada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, responsável pela cirurgia.

Durante os exames pre-operatórios, foi diagnosticada uma hipertrofia (aumento de volume) cardíaca em Maria Eduarda, que também sofre de pressão alta. Em função disso, a equipe precisou substituir uma medicação que vinha sendo utilizada por outra que auxiliou no tratamento da patologia. Segundo o Dr. Calil era importante combater esse problema cardíaco para reduzir os riscos pós-operatórios.

No dia 10 de agosto, elas foram internadas para realizarem a cirurgia de separação, no entanto, por motivos de segurança, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital suspendeu os procedimentos cirúrgicos da unidade que necessitavam de pós-operatório na UTI Pediátrica. 

Elas voltaram a ser internadas em 24 de agosto para tratar uma infecção urinária em Maria Clara e, desde então, aguardavam a liberação de leitos de UTI Pediátrica, para definir a data da cirurgia de separação.

Em entrevista ao CORREIO, uma tia das crianças, Sandra Maria dos Santos, disse que a família está feliz com o resultado da cirurgia. "Graças a Deus deu tudo certo. Durante esse tempo recebemos muitas mensagens de apoio e isso fortaleceu muito a família. Agora é só esperar elas terem alta", disse Sandra.

Foto :Reprodução/Correio24h

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM