Monumentos públicos de Salvador terão código lido por celulares para contar história da obra

Foto de null

Salvador

17 de agosto de 2017 às 14h04

 | 

Foto: 

Imagem de Monumentos públicos de Salvador terão código lido por celulares para contar história da obra

Monumento do Visconde de Cayru é um dos contemplados com ação (Foto: Jefferson Peixoto/Agecom)

Monumentos públicos de Salvador vão receber códigos lidos por celulares e tabletes, o QR Code, que irão contar a história da obra. A ação #Reconectar, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), lançada nesta quinta-feira (17), marca o Dia do Patrimônio Histórico Nacional.

De acordo com a FGM, basta aproximar um celular ou tablet com leitor desse tipo de código no monumento, que pode ser baixado por aplicativo no aparelho, que um link se abre com acesso à ficha com os dados e um resumo sobre o personagem ou evento retratado naquela obra.

Inicialmente, cinco monumentos serão contemplados, na região do Centro Histórico. São eles: Visconde de Cayru, no bairro do Comércio, Tomé de Souza, na prefeitura municipal, Zumbi dos Palmares e busto do Bispo Pero Fernandes Sardinha, na Praça da Sé, e Castro Alves, na Praça Castro Alves. As informações são em português, espanhol e inglês.

Para o lançamento da ação, nesta quinta, a FGM vai promover também um passeio mediado pelo historiador Rafael Dantas, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), de forma a “conectar” as obras entre si.

O circuito parte do monumento ao Visconde de Cayru, localizado na praça de mesmo nome, atrás do Mercado Modelo; segue (subindo pelo Elevador Lacerda) para a Praça Thomé de Souza, com parada no monumento ao fundador da cidade; continua para a Praça da Sé, onde visita a estátua de Zumbi dos Palmares e o busto de Dom Pero Fernandes Sardinha; e finaliza na Praça Castro Alves, onde contempla a biografia do poeta. O itinerário tem saídas marcadas para 10h e 15h.

Desde 2013, a FGM já restaurou 43 monumentos históricos na capital baiana, a exemplo do Marco de Fundação da Cidade do Salvador, no Porto da Barra, da imagem dos músicos carnavalescos Dodô e Osmar, na Praça Castro Alves, o painel de Carybé, na Rua Chile e o Cetro da Ancestralidade, no Rio Vermelho. Cerca de R$ 1,3 milhão foram gastos com a recuperação destas estruturas em razão de roubos e vandalismo.

Salvador tem 175 monumentos catalogados como monumento de interesse publico pela FGM. A ação #Reconectar é integrante do programa Salvador Memória Viva, da Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM.

Reprodução/G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM