UnB pede ajuda do MP para liberar prédio de salas de aula, ocupado há seis dias

Foto de null

Brasil

21 de agosto de 2017 às 09h21

 | 

Foto: 

Imagem de UnB pede ajuda do MP para liberar prédio de salas de aula, ocupado há seis dias

A Universidade de Brasília (UnB) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para mediar a desocupação de um prédio de salas de aula no campus Darcy Ribeiro – o maior da instituição. O espaço foi fechado por um coletivo de estudantes negros na última terça (15) e, até este domingo (20), a reitoria não tinha conseguido acordo com os alunos.

Uma reunião está prevista para a manhã desta segunda (21) entre representantes da reitoria, do Diretório Negro Quilombo UnB e do MPF. Representantes do Quilombo UnB disseram que a reunião está marcada para as 11h. O G1 tentou contato com o MPF na sexta e no sábado, mas não obteve retorno.

De acordo com a UnB, o Bloco de Salas de Aula Sul (BSAS) abriga mais de 850 disciplinas de diferentes cursos, e atende a 7 mil estudantes por dia. Nessa semana, alguns professores conseguiram remanejar as aulas para outras dependências, mas a universidade diz que não há espaço no campus para reacomodar todos esses alunos.

Diálogo difícil

Além de pedir o prédio "de volta", a UnB afirma que o grupo de estudantes não mostra "reciprocidade na disposição para dialogar". Em nota ao G1, a reitoria diz ter enviado duas notificações ao grupo Quilombo pedindo a desocupação imediata do prédio, e se colocando à disposição para discutir pautas.

Ao tentar entregar o segundo documento, a administração da UnB diz ter ouvido, em resposta, que os alunos só aceitariam se reunir com o coordenador do Núcleo de Consciência Negra, e não com representante da reitoria. O G1 não conseguiu contato com o Quilombo para confirmar a informação.

No primeiro dia de ocupação, o chefe de gabinete da reitoria, Paulo César Marques, disse ao G1 que o movimento daquela terça tinha sido visto com surpresa. "A gente tem conversado muito abertamente com a comunidade sobre todas essas questões", disse, em referência aos cortes de orçamento e à demissão de terceirizados – uma das reclamações dos membros da ocupação.

Lista de reivindicações

Em uma nota divulgada em redes sociais, nesta sexta, o Quilombo UnB listou sete demandas que, segundo eles, devem ser atendidas para que a desocupação do Bloco de Salas de Aula Sul aconteça de forma pacífica. Os pedidos são divididos em dois "eixos" – contra o sucateamento da UnB, e contra o que chamam de racismo institucional.

Confira a lista de reivindicações do Quilombo:

"reintegração dos terceirizados demitidos";
"cancelamento dos avisos prévios em voga";
"auditoria das contas das empresas de terceirização", e
"cobrança mais incisiva da Reitoria ao governo federal pelo aumento da verba da universidade, que, inclusive, seja feita em conjunto com a comunidade, por meio de convocações amplas."
"posse do coordenador do Centro de Convivência Negra"
"investigação de fraudes nas cotas raciais, com justo jubilamento e multa para fraudadores e integração dos prejudicados", e
discussão sobre a implementação de cotas raciais em toda a pós-graduação no CONSUNI e no CEPE [conselhos que definem a política educacional da UnB].

Crise e demissões

Com a queda dos repasses federais, a universidade acumula um déficit de R$ 100 milhões e tem feito cortes para conseguir fechar as contas. No último dia 9, a empresa que atua na limpeza da UnB, a RCA Serviços, demitiu 118 funcionários.

Representantes da empresa disseram que o contrato com a universidade foi reduzido em R$ 700 mil e, por isso, fica necessário suprimir o quadro de funcionários em 128 pessoas.

Com o corte de verbas federais, o Restaurante Universitário reduziu a oferta de alimentos, especialmente no café da manhã. Segundo a UnB, esta foi a alternativa encontrada para não demitir funcionários.

“A mudança foi mais severa no café porque era excessivo. Nos itens que ficaram, mantém-se a variedade. O iogurte mesmo pode voltar no lugar da proteína”, disse a diretora do RU, Cristiane Costa.

Fonte: G1

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM