Ambientalistas e moradores do bairro Piatã protestam contra obra de canalização do Rio Jaguaribe

Foto de null

Salvador

21 de agosto de 2017 às 11h18

 | 

Foto: 

Imagem de Ambientalistas e moradores do bairro Piatã protestam contra obra de canalização do Rio Jaguaribe

Resultado de imagem para Ambientalistas e moradores do bairro Piatã protestam contra obra de canalização do Rio Jaguaribe

Representes de movimentos socias, ambientalistas e moradores do bairro Piatã, em Salvador, fizeram uma manifestação para que a obra de canalização do Rio Jaguaribe seja repensada. O trecho por onde passa o rio, na Avenida Octávio Mangabeira, já está fechado.

O protesto aconteceu no domingo (20). A obra de macrodenagem que está prevista para ser feita pelo governo do estado é para evitar alagamentos. De acordo com o grupo de manifestantes, essa obra pode causar diversos prejuízos para o meio ambiente.

"Vamos repensar a obra. Ninguém é contra uma tecnologia que venha trazer benefícios. Então, vamos fazer uma nova concepção para esse rio”, disse Virgílio Machado, coordenador do SOS Vale Encantado.

As ONGs acreditam que há formas mais modernas e sustentáveis para resolver o problema. “Poderia, ao longo de alguns trechos do rio, ter algumas bacias de contenção. Na hora que chove bastante, em vez de alagar, você já programa algumas áreas que podem receber o rio alagado, o rio que transborde o seu leito natural”, defende Renato Cunha, coordenador da Ong Gambá.

O ato mobilizou crianças e moradores dos bairros vizinhos. Eles querem preservar o rio. “Não traz saúde para a sociedade e é perda de patrimônio ambiental, paisagístico, e a gente que tem relação com o rio não quer que isso aconteça”, disse Lavínia Bonsucesso, moradora do bairro Piatã.

O advogado Marcelo Timbó entrou na Justiça com uma ação popular e conseguiu uma liminar para suspender a obra. Mas, na semana passada, essa liminar foi derrubada. “Agora a gente vai recorrer para o TRF 1, que é em Brasília, que é a segunda instância, né, da ação popular, para tentar reverter os efeitos da cassação da liminar e a obra ser paralisada”, conta.

O grupo recebeu apoio dos motoristas que passaram pelo local. O movimento continuou em uma caminhada pela avenida Octávio mangabeira. A idéia foi chamar a atenção da população para a causa do rio Jaguaribe em um protesto pacífico.

Reprodução/G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM