Protesto contra Trump na fronteira com o México termina em confronto

Foto de null

Mundo

23 de agosto de 2017 às 08h36

 | 

Foto: 

Imagem de Protesto contra Trump na fronteira com o México termina em confronto

Protesto após passagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por Phoenix, no Arizona, terminou em confusão na noite desta terça-feira (22). A cidade está na fronteira com o México, onde o bilionário quer construir um muro.

A polícia usou gás para dispersar os manifestantes, que durante protestos contra o presidente, lançaram, segundo a polícia local, pedras e garrafas contra os policiais.

"As pessoas na multidão começaram a jogar pedras e garrafas na polícia. Eles foram dispersados com gás e spray de pimenta”, disse o porta-voz do Departamento de Polícia de Phoenix, Jonathan Howard.

A polícia local não soube estimar o número de manifestantes, se houve prisões e tampouco informou se o confronto deixou feridos.

Foi a primeira visita de Trump à fronteira com o México, no estado do Arizona. Durante a campanha eleitoral à Casa Branca, ele prometeu construir um muro fronteiriço, uma iniciativa que está paralisada no Congresso por falta de recursos.

Durante a visita de três horas à cidade fronteiriça, que incluiu um percurso pelas instalações da Patrulha Fronteiriça do Setor Yuma, Trump observou as operações rotineiras das autoridades migratórias e viu equipamentos modernos da Patrulha Fronteiriça, como drones MQ-9 Predator B, helicópteros Black Hawk e o avião Super King Air 350ER.

A visita de Trump à fronteira precede os debates no Congresso para aprovar o orçamento para 2018, no qual o presidente quer que sejam destinados recursos para a construção do muro fronteiriço.

As autoridades migratórias assinalaram que as detenções de imigrantes sem documentos no Setor Yuma diminuíram 70% desde 2006, quando foram erguidas mais de 50 milhas de muro fronteiriço.

Em sua tentativa para construir o muro, Trump enfrenta a oposição dos democratas e do governo do presidente do México, Enrique Peña Nieto, que reiterou que o seu país não pagará por esta obra.

O Congresso americano aprovou recentemente US$ 1,6 bilhão para a construção do muro, mas estes recursos enfrentam forte oposição no Senado. Além disso, o projeto também encara um atraso na construção dos protótipos que estavam programados para junho e foram adiados para novembro.

Fonte: G1

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM