Ataque atribuído ao PKK mata civil morto e fere policiais na Turquia

Foto de null

Salvador

11 de setembro de 2015 às 10h13

 | 

Foto: 

Imagem de Ataque atribuído ao PKK mata civil morto e fere policiais na Turquia

Um civil morreu e três policiais ficaram feridos nesta sexta-feira (11) em um ataque em pleno centro de Diyarbakir, uma importante cidade de maioria curda do sudeste da Turquia, atribuído a milicianos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informaram as autoridades.

Pela manhã, um grupo de homens armados abriu fogo no terraço de um restaurante, onde policiais de uniforme tomavam café da manhã. Quatro pessoas foram baleadas, três policiais e um garçom, que morreu dos ferimentos sofridos, indicaram à AFP fontes de segurança.

A vítima é um jovem curdo de 22 anos, acrescentaram.

Desde o fim de julho, o governo turco ordenou uma série de bombardeios aéreos contra as bases dos rebeldes curdos no norte do Iraque, em represália pelos ataques rebeldes contra suas forças de segurança.

Esta escalada nos confrontos destruiu as negociações de paz iniciadas em 2012 para colocar fim a um conflito entre o Estado turco e os rebeldes curdos, que deixou 40.000 mortos desde 1984.

Os ataques do PKK se tornaram cotidianos no sudeste do país e o exército responde sistematicamente bombardeando as bases do movimento rebelde nas montanhas do norte do Iraque.

Segundo um último balanço da imprensa pró-governamental, desde o fim de julho os confrontos provocaram a morte de uma centena de soldados ou policiais e de mil rebeldes.

Esta escalada de violência preocupa quando faltam menos de dois meses para as eleições legislativas antecipadas convocadas por Erdogan para 1 de novembro.

Fonte: G1 Foto: G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM