Moradores do Costa Azul reclamam de corte de coqueiros

Foto de null

Salvador

12 de setembro de 2015 às 12h15

 | 

Foto: 

Imagem de Moradores do Costa Azul reclamam de corte de coqueiros

A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), cortou, recentemente, 36 coqueiros situados no trecho da orla marítima do Costa Azul.

A medida, que segundo a gestão municipal era necessária, tem gerado reclamação  de moradores e frequentadores da região. É o caso do enfermeiro e morador do bairro José Campos Barbosa, 41 anos. Ele afirma que, no último dia 7, presenciou dois funcionários da prefeitura cortando as palmeiras.  "Na ocasião, perguntei o motivo, mas não souberam informar. Liguei para a prefeitura, transferiram a ligação para mil pessoas e ninguém esclareceu, de fato, o que aconteceu", lembra.


Explicação

Conforme o diretor  de Parques, Hortos, Jardim Botânico e Áreas Verdes  da Secis, Uelber Reis, vários  coqueiros foram plantados no trecho Amaralina-Boca do Rio  em 2014. A maioria dos vegetais  adaptou-se bem ao solo, mas cerca de 10% não conseguiram  manter-se saudáveis.
"Inicialmente, fizemos o trato cultural das espécies, que envolve a limpeza sistemática da folhagem (folhas secas, mortas, etc.), irrigação e adubação. No entanto, com o período prolongado de chuvas, o vento foi extremamente agressivo às espécies. Bem como a alta salinidade histórica do local", explica.

Segundo ele, em função disso, os exemplares mortos foram retirados. Disse, ainda, que aguarda um laudo técnico sobre o problema  para traçar a melhor estratégia para o local, seja com o replantio (já passada a fase crítica de ventos) ou a substituição por outras espécies vegetais.

"Qualquer opinião, agora, é prematura. O que estamos fazendo, e continuaremos devido à necessidade urgente, é a retirada dos coqueiros mortos. Afinal, são espécies arbóreas em que já não é suficiente o trato cultural, ainda que sistemático, orientado e com base técnica", completa.

Para o biólogo Jefferson Oliveira Pontes, o coqueiro requer um clima quente, sem grandes variações de temperatura, com média anual em torno de 27° C e oscilações diárias de 5° C a 7° C, consideradas ótimas para o crescimento e produção. "Mínimas diárias inferiores a 15° C modificam a morfologia do coqueiro e, mesmo que de pequena duração, provocam desordens fisiológicas, tais como a parada do crescimento e o abortamento de flores", afirma.

Foto: Reprodução / A Tarde Online

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM