Maternidade suspende realização de partos por 15 dias

Foto de null

Salvador

05 de setembro de 2017 às 17h45

 | 

Foto: 

Imagem de Maternidade suspende realização de partos por 15 dias

As mulheres que planejavam ter seus bebês na Maternidade Climério de Oliveira (MCO), no bairro de Nazaré, em Salvador, nos próximos 15 dias vão precisar pensar em um plano b. É que o Centro Obstétrico (CO) da MCO, primeira maternidade do Brasil, será reformado e, por isto, vai passar a funcionar em outra unidade de saúde. De hoje até o dia 20 de setembro, Salvador tem 79 leitos a menos para as parturientes. Além do CO, o setor de Nutrição, o Centro de Material Esterelizado e a portaria da maternidade também vão passar por obras, que devem durar cerca de um ano. Superintendente da Climério de Oliveira, a ginecologista e obstetra Mônica Neri, no entanto, explica que os atendimentos ambulatoriais, como o pré-natal, ultrassom, além de consultas e outros exames, seguem funcionando normalmente na sede da maternidade, localizada na Rua Limoeiro, em Nazaré. 

O nome da unidade em que o Centro Obstétrico da MCO vai funcionar pelos próximos 12 meses não foi informado. A Climério, que atualmente conta com 79 leitos de urgência e internação, realiza cerca de 250 partos por mês. Os atendimentos, incluindo os de saúde da mulher, chegam a 350. Embora seja uma maternidade aberta ao público, como todas da rede estadual, a unidade de saúde atende, prioritariamente, moradoras do distrito sanitário Barra, Rio Vermelho, Centro Histórico e Pelourinho, conforme Mônica. 

Procurada pela fonte, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) disse, por meio de nota, que trabalha para reduzir os impactos causados pela suspensão dos serviços da MCO. As equipes das maternidades da rede estadual e da Central Estadual de Regulação enviarão equipes para minimizar os prejuízos às gestantes, ainda conforme a Sesab. 

Reprodução: Correio

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM