Investigados prestigiam posse de Raquel Dodge

Foto de null

Brasil

18 de setembro de 2017 às 16h25

 | 

Foto: 

Imagem de Investigados prestigiam posse de Raquel Dodge

Na posse da investigadora, pelo menos dez investigados. E alguns deles são nomes de peso, como o presidente da República, Michel Temer (PMDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Entre as funções da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, está a de conduzir as investigações em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) que envolvem várias autoridades. 

Além dos três, que ficaram no alto junto à nova procuradora-geral, na mesa formada para a cerimônia, havia mais alguns políticos investigados no auditório da PGR, como os senadores Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Jorge Viana (PT-AC), o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB-PA), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro, e o governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Paraná, Beto Richa (PSDB).

A posse foi concorrida. Pelos cargos que ocupam, a presença de Temer, Maia e Eunício é considerada de praxe em cerimônias do tipo. Também foi assim, por exemplo, quando Rodrigo Janot, antecessor de Dodge no cargo, assumiu a função em 2013. Nesta segunda-feira, houve até mesmo discurso do presidente da República, que atacou o abuso de autoridade, numa alfinetada a Janot, que o denunciou duas vezes no STF. Diferentemente de Temer, Eunício não discursou, mas deu entrevista após a cerimônia, na qual elogiou Dodge.

— Nossa nova procuradora-geral da República disse com toda a clareza que iria fazer o que todos nós, que temos responsabilidade pelo Brasil: a harmonia entre os Poderes. Defendendo muito os Poderes. E que ninguém estava acima da lei, mas que ninguém estava também abaixo da lei. Acho que ela, hoje, disse aquilo que todos nós esperamos — disse o presidente do Senado.

Com base principalmente na delação de executivos da JBS, Temer já foi denunciado duas vezes: uma por corrupção passiva e outra por obstrução de justiça e organização criminosa. A primeira denúncia está parada porque a Câmara não deu aval para que ela prosseguisse. Além disso, há um inquérito para investigar irregularidades na edição de um decreto que regulamentou a exploração dos portos.

Maia tem dois inquéritos no STF com base na delação da Odebrecht. Em um deles, é investigado ao lado de Eunício. Eles são acusados de terem ajudado a empresa em medidas provisórias em tramitação no Congresso. O caso faz parte da Operação Lava-Jato. Eunício também tem um segundo inquérito contra ele. Jorge Viana e Helder Barbalho também são investigados em inquéritos com base na delação da Odebrecht.

Na Lava-Jato, Garibaldi já foi denunciado por Janot juntamente com outros políticos do PMDB por suspeita desvios de recursos de contratos da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras. Raimundo Carreiro é investigado num inquérito que apura irregularidades no TCU e no setor elétrico. Rosso é investigado por crimes eleitorais no Distrito Federal.

No caso de Perillo e Richa, eles são investigados não no STF, mas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Lá costuma atuar o vice-procurador-geral, cargo que passa a ser ocupado por Luciano Mariz Maia na gestão de Raquel Dodge. Ele inclusive já conversou com ministros do STJ e demonstrou interesse de dar mais atenção aos processos penais em curso no tribunal. O STJ deverá ter mais trabalho agora, uma vez que o STF derrubou a exigência que havia de precisar de autorização da Assembleia Legislativa local para processar um governador.


Reprodução: O Globo

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM