'Tem que avançar aos poucos. Legalizar a maconha e ver como isso funciona', diz ministro

Foto de null

Brasil

14 de setembro de 2015 às 17h01

 | 

Foto: 

Imagem de  'Tem que avançar aos poucos. Legalizar a maconha e ver como isso funciona', diz ministro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso disse que a descriminalização do consumo da maconha é um passo para uma política de legalização e eliminação do poder do tráfico. 

Ele explicou que, no momento, defende apenas o consumo de maconha, adotando uma posição "um pouco menos avançada", com o objetivo de ter mais chance na aprovação da medida. "Tem que avançar aos poucos. Legalizar a maconha e ver como isso funciona na vida real. E em seguida, se der certo, fazer o mesmo teste com outras drogas", afirmou o ministro ao BBC. Tal posicionamento causou surpresa nos demais defensores das drogas, pois Barroso é conhecido como o mais progressista do tribunal. Esperava-se que ele defende-se a liberação de todos os entorpecentes, assim como o ministro Gilmar Mendes fez.

Barroso ainda propôs um parâmetro para diferenciar usuários de traficantes, apontando um limite de porte de 25 gramas de maconha. Com o objetivo de diminuir a prisão de usuários. O julgamento para legalização do uso da droga foi suspenso na última quinta-feira (10), após pedido de vista do ministro Teori Zavascki. 

Até o momento, votaram os ministros citados nesta nota e Edson Fachin, que também defendeu apenas a legalização da maconha.

Foto: Reprodução / Metro 1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM