Mais quatro mil vagas carcerárias serão inauguradas na Bahia

Foto de null

Bahia

15 de setembro de 2015 às 10h16

 | 

Foto: 

Imagem de Mais quatro mil vagas carcerárias serão inauguradas na Bahia

Está previsto no planejamento do governo do estado até meados de 2016, quatro mil vagas a mais nas carcerárias que serão inauguradas, e que, somados às nove mil das outras 24 penitenciárias, poderão alojar, de forma mais adequada, a população carcerária do estado, que conta aproximadamente com 13 mil detentos. 

De acordo com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte, atualmente seis presídios já concluíram as obras e aguardam somente a escolha das empresas que irão administrá-los, em licitação de cogestão. Em Salvador são duas unidades a mais com 401 vagas masculinas e 201 femininas, na região de Mata Escura.

Duarte ainda confirmou que a Caixa Econômica Federal já autorizou o lançamento do edital de licitação para a construção de cinco novos presídios no interior do estado. Contudo, representantes da secretaria se reuniriam nesta segunda-feira (14) para redefinir o padrão das unidades a serem construídas. “Pedimos para que fossem feitas algumas alterações no projeto, em relação aos setores da cozinha, e da lavanderia, que podem tornar as prisões mais eficientes, assim como baratear os custos pós-obras”, explicou.

As novas penitenciárias serão erguidas nos municípios de Itabuna, Luis Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Feira de Santana – onde serão construídas duas das cinco unidades. As prisões, cujas obras serão financiadas com recursos do Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Federal (Depen), na ordem dos R$ 46 milhões. O gestor da Seap ressalta que o processo também está ocorrendo em outros estados. A expectativa é de concluir os serviços entre um ano e meio e dois anos.

Foto: Reprodução// Site Cyber Polícia

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM