Catalunha: Governo regional diz que 90% votaram a favor da independência

Foto de null

Mundo

02 de outubro de 2017 às 06h15

 | 

Foto: 

Imagem de Catalunha: Governo regional diz que 90% votaram a favor da independência

 

- O porta-voz do governo catalão, Jordi Turull, anunciou na noite deste domingo que 90,09% dos participantes do referendo da Catalunha votaram pelo independência, o que representa 2.020.144 de pessoas.

No total, foram contabilizadas 2.262.424 cédulas, segundo ele. O resultado representa uma adesão de 42,3% da região autônoma, que tem 5,34 milhões de eleitores registrados. O número teria sido superior à expectativa da Assembleia Nacional catalã, que considerava 1 milhão de votos uma grande conquista. Apenas 7,87% (176.565) votaram contra a seperação; 2,03% (45.586) votaram em branco e 0,89% (20.129) anularam o voto.

— O referendo foi celebrado, contado e votado — afirmou Turull em coletiva de imprensa.

As autoridades do governo catalão disseram ainda que seria preciso acrescentar 770 mil votos de pessoas que não puderam votar porque seus colégios eleitorais estavam fechados. O vice-presidente da Catalunha, Oriol Junqueras falou que agora corresponde ao Parlamento catalão, agora, declara a separação da Espanha. O Executivo catalão fará uma reunião extraordinária às 10h30 de segunda-feira para avaliar os próximos passos.

— Seremos consistentes com o mandato democrático que hoje os cidadãos nos deram — declarou Junqueras. — Muitos cidadãos estão horrorizados com essas imagens: 400 colégios fechados, 700 mil pessoas sem votar.

O porta-voz também confirmou que o número de feridos nos confrontos com as forças de segurança da Espanha, que tentaram impedir o acesso a seções de votação durante a jornada eleitoral, chegou a 844. Junto a Turull, o chefe das Relações Exteriores da Catalunha, Raul Romeva, disse que "de um lado, tivemos violência e vergonha e, do outro, democracia e dignidade".

O Globo////AF////

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM