Saúde inicia 2º fase da campanha de vacinação antirrábica em Salvador

Foto de null

Salvador

02 de outubro de 2017 às 18h15

 | 

Foto: 

Imagem de Saúde inicia 2º fase da campanha de vacinação antirrábica em Salvador

Resultado de imagem para Saúde inicia 2º fase da campanha de vacinação antirrábica em Salvado

A partir de segunda-feira (02) o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal da Saúde, inicia a 2º fase da Campanha de Vacinação Antirrábica no município. Nessa nova etapa, a estratégia percorrerá os bairros que apresentaram baixa procura pelas doses durante a primeira fase da campanha iniciada em 04 de setembro.

“Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal dos animais da cidade vamos deflagrar uma nova etapa da campanha percorrendo até 11 de outubro as localidades com menor adesão à imunização”, explicou Aroldo Carneiro, veterinário do CCZ.

No período, de 02 a 11 de outubro, a população terá ainda acesso às doses em 98 postos de saúde da capital, sempre de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08 à 17 horas.

Aroldo Carneiro alerta ainda sobre a importância da imunização para manter Salvador livre da raiva e pede que a população busque os serviços para não deixe para vacinar os pets na última hora. “Culturalmente, a gente sabe que a população deixa para ir de última hora. Prova disso, foi o dia D, no último sábado, que tivemos uma boa procura, pois, a maioria achava que a campanha estaria acabando. Se não estivéssemos com uma equipe bem estruturada poderia ter gerado transtorno para a própria população”, afirma o coordenador do Programa de Combate à Raiva do município, Aroldo Carneiro.

Do início da campanha até o momento, cerca de 124 mil animais foram imunizados, esse é o balanço parcial. A meta é imunizar 200 mil entre cães e gatos.

Raiva silvestre - Neste ano, três casos de raiva silvestre em morcegos foram confirmados, nos bairros de Massaranduba, São Cristovão e Brotas, os responsáveis pelos animais de estimação devem ficar em alerta, já que o risco de contaminação é ainda maior. “Mesmo os animais que não saem de casa sozinhos e vivem mais isolados em apartamentos, devem ser vacinados, caso morcegos entrem nas residências e venham contaminar os animais de estimação”, destacou o veterinário.

Desde 2004, Salvador não registra casos de raiva humana. O vírus da doença é transmitido ao indivíduo por meio da saliva do gato ou cão infectado. Para passar pelo procedimento, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Não é necessário levar documentos.

Fonte: SMS ASCOM

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM