Aposentados do Nordeste serão os mais afetados com cortes no Banco Postal

Foto de null

Política

03 de outubro de 2017 às 07h42

 | 

Foto: 

Imagem de Aposentados do Nordeste serão os mais afetados com cortes no Banco Postal

Os aposentados e pensionistas da Região Nordeste são os mais prejudicados com a decisão dos Correios de interromper a prestação de serviços do Banco Postal em 1.827 de suas agências em 12 Estados. O motivo para interrupção do serviço é a falta de recursos da empresa para atender decisões judiciais que obrigam a contratação de vigilantes armados e porta giratórias em várias cidades brasileiras.

Do total de 1.827 agências que não terão mais os serviços do Banco Postal, 1.100 delas ou o equivalente a 60% estão localizadas na região Nordeste. Somente na Bahia, o Banco Postal deixará de operar em 440 agências dos Correios.

A região Sul aparece em segundo lugar com o encerramento dos serviços em 413 agências, sendo que 412 no Paraná. Na região Centro-Oeste, o serviço não será mais oferecido em 285 agências dos Correios nos Estados de Goiás (259) e Mato Grosso (26). Na região Norte, 15 agências do Estado de Roraima serão atingidas. No Sudeste, 14 cidades do interior de São Paulo deixam de ter acesso ao serviço.

Mais de 137 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo afetados com a migração do pagamento de seus benefícios para outras agências bancárias e, em algumas situações, para outros municípios devido à decisão dos Correios. Dados do INSS, divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, mostram que 1.231 pessoas terão que se dirigir a outro município para conseguir sacar os benefícios. Os demais terão recursos depositados em agências mais próximas do Banco do Brasil, que opera com o Banco Postal, ou transferidos para outras instituições.

Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, a empresa está avaliando a possibilidade de retomar as atividades de Banco Postal nas localidades onde o serviço será encerrado. "Não podemos afirmar que retornaremos a oferecê-lo nessas agências", informou. "Cabe esclarecer que as agências não serão fechadas, apenas os serviços do Banco Postal serão descontinuados em algumas agências a partir de 11 de outubro", diz a assessoria.

Os Correios reforçaram que a empresa se vê obrigada a interromper os serviços do Banco Postal nessas localidades devido aos custos altos e inviáveis provocados pelo aumento das decisões judiciais, obrigando a adoção de ações de segurança adicionais às previstas para correspondentes bancários.

Com a decisão dos Correios, o Banco do Brasil transferiu o pagamento de 81,2 mil beneficiários para outros bancos. Outras 56,7 mil passarão a receber o benefício nas agências do banco estatal. A migração dos benefícios para outras agências bancárias já foi integralmente feita, segundo o INSS.

Para minimizar o impacto das mudanças para os aposentados e pensionistas, além da comunicação do INSS, o Banco do Brasil divulgou alertas nos terminais de autoatendimento e enviou SMS aos clientes beneficiários do INSS, informando a alteração do local de pagamento. O banco também divulgou informações em mídias regionais. Nas unidades do Banco Postal, estão disponíveis informações sobre as mudanças de localidade. Os novos locais de recebimento também podem ser consultados pelo telefone 135, que é a central de atendimento do INSS.

Fonte: Valor Econômico

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM