Carcaça de baleia é encontrada em praia da cidade de Prado

Foto de null

Bahia

04 de outubro de 2017 às 15h21

 | 

Foto: 

Imagem de Carcaça de baleia é encontrada em praia da cidade de Prado

Biólogos coletaram materiais de carcaça de baleia em Prado (Foto: Site Prado Notícia/ Claydson Motta)

A carcaça de uma baleia foi encontrada na praia de Nova Barra, no município de Prado, sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (4).
Equipes do Projeto Baleia Jubarte foram ao local para colher materiais para análise. No entanto, ainda não há detalhes do animal, como espécie, tamanho, peso e sexo. Não há previsão de quando o animal será retirado do local.

O número de baleias encontradas mortas por encalhes na Bahia já chega a 41. A carcaça achada nesta quarta ainda não entrou no levantamento. O último encalhe de jubarte foi registrado na manhã de terça-feira (3), na praia de Mogiquiçaba, em Belmonte. Biólogos do Projeto Baleia Jubarte também estiveram no local para colher material.

Temporada de reprodução

Conforme informações de especialistas, as baleias migram para o litoral brasileiro todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro. Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado.

Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias. Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam. Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância.

Reprodução/G1 (AO)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM