Estudantes da RMS têm acesso parcial à integração entre metrô e ônibus que começou no domingo, diz Metropasse

Foto de null

Salvador

04 de outubro de 2017 às 15h46

 | 

Foto: 

Imagem de Estudantes da RMS têm acesso parcial à integração entre metrô e ônibus que começou no domingo, diz Metropasse

Integração começou no domingo (1º) (Foto: Ramon Ferraz/TV Bahia)

A integração entre ônibus metropolitanos, metrô e ônibus urbanos, que começou valer no dia 1º de outubro, atende parcialmente os estudantes das dez cidades que estão na região metropolitana de Salvador e que precisam se deslocar diariamente para a capital baiana.
Além de Salvador, a região metropolitana é composta pelos seguintes municípios, que têm transporte via terrestre para a capital: Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Pojuca, São Francisco do Conde, Madre de Deus, São Sebastião do Passé, Dias D'Ávila e Mata de São João. Os valores integrais das passagens dessas cidades para Salvador variam, a depender da distância, entre R$ 3,6 e R$7,2.

Luiz Alberto Costa, que é consultor da Associação Baiana de Transportes Metropolitanos (Metropasse), explicou que os estudantes podem sair das suas cidades usando um ônibus metropolitano e depois embarcar no metrô pagando apenas uma passagem, no coletivo. Entretanto, caso eles precisem pegar mais um ônibus urbano na capital, vai ser cobrado na terceira viagem.
A situação desses estudantes se difere dos demais moradores dos municípios metropolitanos, que podem pegar um ônibus nas suas cidades, embarcar no metrô e depois ainda pegar um ônibus urbano pagando apenas uma viagem.

Costa conta que a diferença entre os ambos os públicos, que é determinada em lei, tem a ver com o fato de os estudantes terem direito à meia-passagem, enquanto os demais moradores pagam o valor de inteira. “Isso é uma questão de legislação. Os estudantes, por exemplo, também não podem usar os cartões [de viagem] nos domingos e feriados. Isso sempre foi assim”.

A situação gera reclamação dos estudantes. Entretanto, o Luiz Costa acredita que a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e as demais empresas envolvidas no transporte público em Salvador e na região metropolitana devem chegar a um entendimento que garanta o benefício de transporte com ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano com o pagamento de apenas uma passagem.

A Semob, disse que não comenta questões relacionadas ao transporte metropolitano. Entretanto, o órgão disse à TV Bahia, em reportagem veiculada na edição do Jornal da Manhã desta quarta-feira, que a legislação da capital só prevê o benefício da integração completa para estudantes de Salvador.


A Semob irá realizar uma reunião, na tarde desta quarta-feira, às 16h, com representantes de órgãos e empresas que atuam na área de transporte, para discutir, dentre outros assuntos, a operacionalização da integração. Entretanto, o órgão não disse que se a questão que envolve os estudantes da região metropolitana será debatida.

Reprodução/G1 (AO)

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM