Nova passarela do Detran conta com 15 câmeras de segurança

Foto de null

Ligação Direta

10 de outubro de 2017 às 11h07

 | 

Foto: 

Imagem de Nova passarela do Detran conta com 15 câmeras de segurança

Quem esteve na Estação Detran do metrô de Salvador, na manhã desta terça-feira (10), caminhou pela nova passarela, que oferece mais comodidade e segurança para quem precisa atravessar a movimentada Avenida Antônio Carlos Magalhães. Para oferecer mais segurança aos usuários, a passarela conta com iluminação em LED, 15 câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e ronda do corpo de segurança.

O governador Rui Costa foi conferir o funcionamento da estrutura e conversar com os usuários do sistema sobre a novidade. “Essa passarela contou com um investimento de R$ 6 milhões e representa mais conforto e segurança à população. As 15 câmeras de monitoramento instaladas aqui são um grande avanço e serão implantadas nas outras passarelas da Linha 2 do sistema do metrô, que estão sendo construídas. Pretendo também, juntamente com a CCR, licitar um modelo de processamento computadorizado dessas imagens, para que, por exemplo, uma pessoa que tenha um mandado de prisão em aberto, e acessar as estações e as passarelas, possa ser identificada, com a imagens enviadas à Polícia. Isso nos dará ainda mais segurança para transitar e utilizar os nossos equipamentos”, destacou Rui.  

'''Quando o metrô chegar no Aeroporto vamos ter 2.500 câmeras. Nós queremos um ambiente seguro e para isso vou licitar o monitoramento das imagens em toda Bahia. As imagens não serão vistas apenas pelo o olho humano, vão ser vistas pelo processamento no computador. Ou seja, se tiver um mantado de prisão de alguém que passou por uma determinada passarela, as imagens vão poder ser passadas para a polícia e vamos saber em que lugar a pessoa está'', explica o governador.

O equipamento, que tem capacidade para um fluxo de 7.800 pedestres por hora, liga o sistema metroviário a quatro pontos importantes da região: ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), aos pontos de ônibus da via expressa, à comunidade de Saramandaia, e ao comércio da avenida ACM. Além dela, os baianos também podem utilizar o bicicletário da estação, com capacidade para 54 bicicletas.  

Com o dobro da largura do equipamento anterior, a passarela tem 3,60 metros de largura e 360 metros de extensão, e é a primeira estrutura deste tipo da Linha 2. Até o final do ano, serão entregues também os novos acessos das estações Pernambués, Imbuí e Mussurunga. 

Oferecendo mais conforto aos pedestres da região e para os cerca de 12 mil usuários que passam pela estação Detran de metrô, a passarela atende às normas de acessibilidade, com rampas de acesso, piso tátil e duas escadas rolantes, uma na saída do Detran e outra próxima ao supermercado G Barbosa. 

Bicicletário

O bicicletário da Estação Detran, com 54 vagas, também integra o metrô ao transporte alternativo. Esse é o sexto bicicletário em funcionamento em Salvador, os outros fazem parte da Linha 1 do metrô nas estações Retiro, Acesso Norte, Bom Juá, Bonocô e Pirajá, todos no mesmo horário de funcionamento do sistema metroviário, das 5h à meia-noite. Para utilizar o serviço, basta fazer um cadastro, apresentando documento com foto e comprovante de residência para cadastro. O uso do bicicletário é gratuito e exclusivo para bicicletas de usuários do metrô.

Outras passarelas já existentes, que precisaram ser remanejadas durante as obras da Linha 2 para possibilitar o avanço do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, serão substituídas por novas estruturas a serem concluídas no início de 2018.

Com as informações do repórter Fabrício Cunha/ Secom (FA)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM