SUS divulga novos remédios para hepatite C

Foto de null

Saúde

24 de junho de 2015 às 12h30

 | 

Foto: 

Foi publicado na última terça-feira (23) no Diário Oficial da União, que o  Sistema Único de Saúde (SUS) contará com três novos medicamentos para o tratamento da hepatite viral C crônica. A utilização do sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir na rede pública está previsto em portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde. A adesão foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo tratamento tem taxa de cura de 90%, enquanto o atual tem eficácia de cura que varia entre 50% e 70%. Outro benefício sinalizado é a redução do tempo da terapia, de 48 semanas para 12 semanas. Pacientes que acabaram de receber o diagnóstico de hepatite C poderão utilizar a nova medicação. Pessoas que já completaram o tratamento atual, mas não se curaram, também farão o uso.

Os novos medicamentos serão adquiridos pelo Ministério da Saúde para distribuição aos estados. Espera-se que no primeiro ano de uso será obtido o suficiente para o atendimento de 15 mil pacientes. A estimativa é que o valor da compra seja de R$ 500 milhões.

Foto: Reprodução

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM