Presidente da Catalunha diz rejeitar decisão do governo espanhol de tirá-lo do poder

Foto de null

Mundo

22 de outubro de 2017 às 06h05

 | 

Foto: 

Imagem de Presidente da Catalunha diz rejeitar decisão do governo espanhol de tirá-lo do poder

Manifestantes se reúnem em Barcelona, na Espanha, para protestar contra decisão do governo da Espanha para restabelecer a ordem constitucional na região (Foto: AP Foto/Emilio Morenatti)

 

Antes de seu pronunciamento neste sábado, Carles Puigdemont participou de uma grande manifestação no centro de Barcelona contra as medidas decididas pelo governo espanhol. Mais de 450 mil foram às ruas.

Com gritos de "independência", o protesto foi organizado com o lema: "Em defesa dos direitos e das liberdades". A manifestação já havia sido convocada dias atrás com o objetivo de exigir a liberdade de dois líderes de entidades sociais independentistas que foram detidos.

Os dois foram presos provisoriamente por ordem da Audiência Nacional da Espanha acusados do crime de "insurreição" por promover o assédio à Guarda Civil em Barcelona quando os agentes federais faziam uma operação em uma sede do governo regional em setembro.

Deiante das medidas do governo de Mariano Rajoy, o vice-presidente regional da Catalunha, Oriol Junqueras, reforçou o pedido à população para que participasse do protesto. Para Junqueras, os cidadãos devem proteger a Catalunha do totalitarismo.

G1/////AF////

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM