Prédio histórico mais importante de Serrinha desaba na Praça

Foto de null

Municípios

25 de junho de 2015 às 01h33

 | 

Foto: 

Imagem de Prédio histórico mais importante de Serrinha desaba na Praça

Parte do frontispício direito da antiga Prefeitura e Câmara de Serrinha, um dos monumentos mais importantes da cidade, local onde existiu a casa de Bernardo da Silva, o fundador do povoamento, vila e depois município, desabou nesta madrugada de quarta-feira, 24, por pouco não acontecendo mortes no local pois este é ponto de concentração de ambulantes no dias normais e de feira livre.

De qualquer forma, uma tragédia para o patrimônio histórico de Serrinha, cidade que já permitiu a destruição da maioria dos prédios antigos da Praça Luiz Nogueira, mancha matriz do município, um dos mais antigos da região Nordeste, com capela erguida à Senhora Santana em 1780. Da forma como a cidade está abandonada, a tendência é que este prédio da antiga Prefeitura vá todo ao chão.

Na primeira gestão do prefeito Osni Cardoso (PT) este anunciou um convênio que seria assinado com a Caixa Federal com o objetivo de restaurar este monumento para que nele fosse instalado um equipamento cultural. Mas, o convênio nunca foi pra frente, o dinheiro nunca saiu e o prédio foi se deteriorando até que começou a desabar. 

É o prédio que contém toda a história antiga da cidade, os prefeitos despachavam aí, a Câmara de Vereadores funcionavam neste local, os antigos bailes, as solenidades cívicas e tudo o mais que representa a história da cidade. Infelizmente, como história e patrimônio arquitetônico não têm a mínima prioridade dos gestores, lá se vai na enxurradas as chuvas de junho tudo para o ralo.  

Ao lado deste prédio está a matriz de Senhora Santana com a fiação exposta em alguns pontos de forma que pode provocar um curto circuito a qualquer momento, templo religioso que está precisando de uma reforma. À frente da antiga Prefeitura está o coreto, também precisando de uma reforma, e o palacete da familia Nogueira, que já foi sede da Prefeitura até a gestão de Claudionor Ferreira da Silva (Ferreirinha) também precisando de reforma.

Hoje, feriado de São João, a comoção em Serrinha - pelo menos em alguns segmentos da sociedade - é total. Várias pessoas têm ido ao local tirar fotos, filmar o desabamento, e a área foi isolada pela Prefeitura com tonéis e fitas amarelas. Mas, não havia pelo menos nesta manhã de quarta-feira nenhum guarda municipal sinalizando o local, evitando que as pessoas passem por perto, pois, o prédio pode desabar sua parte frontal a qualquer momento. 

(Foto: Reprodução/ Bahia Já)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM