Ataque talibã contra base aérea no Paquistão deixa mortos

Foto de null

Mundo

18 de setembro de 2015 às 11h52

 | 

Foto: 

Imagem de Ataque talibã contra base aérea no Paquistão deixa mortos

Pelo menos 29 pessoas, incluindo 26 soldados, morreram e 120 ficaram feridas em um ataque talibã contra uma base da Força Aérea perto de Peshawar, a principal cidade da região norte do Paquistão, nesta sexta-feira (18).

Mais de 10 insurgentes atacaram nesta sexta-feira a base militar de Badaber, que fica perto de uma área residencial de Peshawar, caminho para a fronteira com o Afeganistão. O balanço anterior citava 17 mortos.

Os militares conseguiram conter o avanço dos rebeldes, anunciou o general Asim Bajwa, porta-voz do exército paquistanês. "As forças paquistanesas reagiram com rapidez e eficácia para confinar os terroristas a um espaço restrito", completou.

Várias pessoas que rezavam em uma mesquita próxima aos confrontos morreram, segundo o exército.

O balanço anterior também citava pelo menos 13 insurgentes mortos, segundo os militares paquistaneses.

Uma fonte da Força Aérea que pediu anonimato afirmou que a base é utilizada apenas para alojar militares. "Na base não está nenhuma aeronave, nenhum avião de combate", disse.
De acordo com Kifayatulah, dono de uma loja próxima à base e testemunha do ataque, tudo começou com granadas e disparos de armas automáticas.

O porta-voz do Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), grupo islamita armado que luta há oito anos contra o governo, reivindicou o ataque, o mais violento contra uma base militar paquistanesa.

O TTP cometeu em dezembro de 2014 o atentado mais grave da história moderna do Paquistão, quando um comando invadiu uma escola de Peshawar e matou mais de 150 pessoas, a maioria crianças.

Depois deste ataque, o exército paquistanês intensificou as operações contra os redutos jihadistas no noroeste do país, em particular nas zonas tribais de Berkeley e Waziristão do Norte, região que serviu de quartel-general ao TTP, para a rede Haqani e a Al-Qaeda na última década.

No início da semana, a aviação paquistanesa bombardeou o vale de Shawal, uma área remota do Waziristão do Norte com uma floresta densa que possibilita refúgios aos insurgentes. As operações militares ajudaram a reduzir o número de atentados islamitas no país nos últimos meses.

Como reação ao ataque contra a escola de Peshawar, o Paquistão voltou a aplicar a execução de condenados à morte e criou tribunais antiterroristas polêmicos, que autorizam o exército a julgar civis a portas fechadas.

Desde então, o Paquistão enforcou mais de 200 condenados à pena capital, alguns deles sem qualquer relação com os talibãs locais, denunciam organizações de defesa dos direitos humanos, que pedem a Islamabad o retorno da moratória da pena de morte.

Fonte: G1 Foto: G1

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM