Adeptos do culto afro vestem árvores de branco para pedir paz e tolerância

Foto de null

Geral

18 de novembro de 2017 às 17h20

 | 

Foto: 

Imagem de Adeptos do culto afro vestem árvores de branco para pedir paz e tolerância

Depois de sacralizados, panos brancos foram amarrados aos troncos das árvores para pedir respeito às crenças - Foto: Mila Cordeiro l Ag. A TARDE

 

Nas religiões de matrizes africanas, a árvore é um elemento sagrado, que simboliza a vida. Quem caminhar por alguns pontos da cidade neste sábado, 18, vai perceber que elas foram adornadas com tecidos brancos. E não se trata de um simples enfeite: a intervenção simboliza um pedido de paz contra os constantes casos de intolerância religiosa registrados em todo o país.

Os tecidos – chamados de ojás – foram amarrados em árvores localizadas no Dique do Tororó, Campo Grande, Corredor da Vitória e no Pelourinho, na noite desta sexta-feira, 17, durante a 11ª edição da Alvorada dos Ojás, promovida pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN).

A atividade, que contou com o apoio da Comissão dos Terreiros Tombados, dos terreiros de Lauro de Freitas e de Camaçari e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi), marcou, ainda, o lançamento da campanha Não toquem em nossos terreiros, em referência aos casos de racismo religioso.

A Tarde////AF////

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM